Câmara Municipal da Batalha

Comunicado

Autarquia investe em viaturas e equipamentos elétricos

Sábado, 25 De Março De 2017

A Câmara Municipal da Batalha vai iniciar a substituição gradual de veículos dos serviços urbanos ambientais por veículos elétricos destinados à mesma utilização no âmbito da atividade desenvolvida pela Autarquia, num investimento inicial de 109 mil euros, valor sujeito a candidatura e apoio em 50% pelo novo Fundo Ambiental criado pelo Decreto-Lei n.º 42-A/2016, de 12/08, e em vigor desde 1 de janeiro de 2017.

A substituição de viaturas e equipamentos de limpeza urbana mais antigos e/ou com maiores consumos de combustível, visa a redução dos consumos e das emissões de gases com efeito de estufa e, simultaneamente, contribuir para a redução de emissões poluentes e ruído em meio urbano.

Os equipamentos selecionados como prioritários foram orientados para os serviços de limpeza urbana, de jardins ou de apoio a serviços ambientais, bem assim pretende-se a substituição de duas viaturas de maior circulação no espaço municipal e afetas aos serviços de fiscalização e ordenamento do território.


De igual modo está previsto a instalação de pontos de carregamento de veículos elétricos, fomentando assim o uso desta tecnologia mais eficiente em termos ambientais.

Os equipamentos identificados para a limpeza urbana são uma lavadoura com sistema de aspiração, 100% elétrica, e dois triciclos de apoio à manutenção de jardins e apoio ao serviço ambiental. Este investimento é elegível no âmbito do novo Fundo Ambiental.

Recorde-se que o Fundo Ambiental, em vigor desde janeiro de 2017, tem por finalidade “apoiar políticas ambientais para a prossecução dos objetivos do desenvolvimento sustentável, contribuindo para o cumprimento dos objetivos e compromissos nacionais e internacionais, designadamente os relativos às alterações climáticas, aos recursos hídricos, aos resíduos e à conservação da natureza e biodiversidade”.

Para o Presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, “é fundamental para a qualidade de vida dos cidadãos que o Município da Batalha cumpra os objetivos da eficiência energética e esteja na vanguarda das políticas de defesa do ambiente”.

“Estamos convictos que a substituição de veículos de serviços municipais por veículos elétricos é o caminho correto e que gera eficiência na gestão de frotas e equipamentos, mantendo ao mesmo nível de serviços aos cidadãos”, acrescenta o Edil da Batalha.

 

Esta notícia foi retirada do site da Câmara Municipal da Batalha

http://www.cm-batalha.pt