Câmara Municipal da Batalha

Comunicado

Alunos do Agrupamento de Escolas monitorizam qualidade da água do Rio Lena

Terça, 16 De Maio De 2017

Os alunos do Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, do Agrupamento de Escolas da Batalha encontram-se a monitorizar a qualidade da água do Rio Lena, num projeto inovador e candidato ao Prémio "Ciência na Escola" da Fundação Ilídio Pinho.

O projeto, designado “Rio Lena: futuros engenheiros em ação”, consiste na recolha e medição de diversos indicadores relativos à qualidade da água, como o pH, a condutividade elétrica, a turvação e temperatura, bem como a carência química de oxigénio, entre outros dados.


As amostras e as medições são efetuadas pelos alunos com uma cadência e recolha certa, por forma a efetuar registos de qualidade e devidamente aferidos e recorrendo a dispositivos de monitorização criados pelos próprios jovens, como arduínos e sensores.

O projeto “Rio Lena: futuros engenheiros em ação”, reveste-se como mais uma importante componente de formação destes alunos, envolvendo áreas de investigação como o Ambiente, a Química e a Engenharia Computacional.

Refere Paulo Batista, Presidente da Câmara da Batalha que o projeto “Rio Lena: futuros engenheiros em ação” se reveste de grande importância académica. “Ao executarem este projeto, os jovens adquirem renovadas competências, essenciais para o mercado de trabalho”, refere o Autarca.

“Trata-se igualmente de um projeto da maior atualidade e interesse público, porquanto ajuda a monitorizar a qualidade das linhas de água, permitindo identificar os maiores focos de poluição, com destaque para os afluentes das suiniculturas”, acrescenta Paulo Batista.

Esta notícia foi retirada do site da Câmara Municipal da Batalha

http://www.cm-batalha.pt