Câmara Municipal da Batalha

Comunicado

Cantor inglês Calum Scott faz estreia absoluta nas Festas da Batalha

Segunda, 31 De Julho De 2017

Alguns dos principais nomes da música nacional voltam a integrar o cartaz das Festas da Batalha, que decorrem, este ano, de 11 a 15 de agosto, iniciando-se a programação do evento já no sábado, 5 de agosto, às 21h30, no Largo do Condestável, com a realização da Gala Internacional de Folclore.

O principal destaque deste ano dos festejos recai no concerto do britânico Calum Scott, a 15 de agosto, considerado justamente um dos artistas mais populares do momento em Inglaterra e que fará a sua estreia em Portugal precisamente no palco das Festas da Batalha.

 

Ao longo de 5 dias, o palco das festas, instalado no campo de futebol António Gomes Vieira e com acesso totalmente gratuito, receberá alguns dos nomes mais sonantes do panorama musical português, destacando-se no dia 11, David Carreira, a 12 GNR, que assinalaram em 2016, 35 anos de carreira artística, seguindo-se D.A.M.A. a 13 de agosto e, no feriado concelhio, a 14 de agosto, a fadista Carminho, uma das vozes mais sonantes do chamado novo fado. Os concertos terminam a 15 de agosto, com Calum Scott, seguindo-se um espetáculo piromusical e a atuação, no palco principal, dos DJs da RFM Rich & Mendes.


Ainda no dia 15 de agosto, a Vila da Batalha recebe, a partir das 10h30, mais uma edição da prova de Atletismo Mestre de Avis, competição que recorrerá a cronometragem eletrónica, revertendo as receitas das inscrições a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Batalha. As inscrições, abertas até ao dia 10 de agosto, podem ser realizadas através do link: https://lap2go.com/pt/event/prova-mestre-de-avis-2017/inscricao.html


Destaque ainda para a realização, ao longo dos dias do evento, da Mostra das Atividades Económicas, instalada nas imediações da Zona Desportiva, que contará com a participação de 15 empresas, incluindo produtores locais, com exposição de máquinas agrícolas, viaturas ligeiras e produtos locais.


No contexto da celebração do feriado Municipal, a 14 de agosto, o programa inicia-se com a cerimónia do hastear da bandeira no edifício dos Paços do Concelho, às 10h00, decorrendo de seguida a inauguração da exposição “Investigação e Inovação no Património”, no Posto de Turismo. A Sessão Solene decorre a partir das 10h30, nas Capelas Imperfeitas do Mosteiro, com a atribuição de Medalhas de Mérito a diversas instituições e personalidades cuja ação contribui para o desenvolvimento Cultural, Social, Desportivo e Associativo do Concelho da Batalha. Será ainda lançada a publicação “Anatomia do Mosteiro”, que resulta de um trabalho de âmbito científico e que contou com investigadores das universidades de Aveiro, do Porto e do Instituto Politécnico de Leiria.


Às 12h30, será realizada na Capela do Fundador a Cerimónia Evocativa da Batalha de Aljubarrota, seguindo-se, pelas 13h00, o convívio Anual com as Comunidades da Diáspora Batalhense.


No recinto das Festas será ainda instalada a Tenda Eletrónica, bem como uma zona de restauração que conta com o envolvimento das associações concelhias.
Para Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, “as Festas Batalha contam com inúmeros motivos de interesse, esperando a Autarquia a visita à Batalha, de milhares pessoas”.


O Autarca destaca ainda o forte envolvimento que estes festejos assumem para as associações do concelho, realçando que o retorno das Festas da Batalha, se reveste de grande importância para a economia local e para o comércio tradicional.


O programa pode ser consultado através do endereço www.festasdabatalha.com

 

Esta notícia foi retirada do site da Câmara Municipal da Batalha

http://www.cm-batalha.pt