Câmara Municipal da Batalha

Comunicado

Batalha reforça investimento em cerca de 50 mil euros em projetos pedagógicos

Segunda, 07 De Agosto De 2017

Pelo segundo ano eletivo consecutivo a Câmara Municipal da Batalha vai implementar um programa de bolsa de manuais escolares garantindo a gratuitidade dos manuais escolares para todos os alunos do 2º ciclo do ensino básico que frequentam o ensino público na Batalha, projeto que envolve cerca de 120 alunos.

No ano letivo transato, a Autarquia já tinha assegurado a gratuitidade dos manuais escolares dos alunos do 1º ciclo, alargando essa medida para o ano letivo de 2017/2018 aos alunos do 5.º e 6.º anos do ensino básico, uma vez que, por decisão da Assembleia da República, o Ministério da Educação garantirá a gratuitidade dos manuais escolares até ao 4.º ano do 1º ciclo.


Para além dos manuais escolares, os alunos do pré-escolar do Agrupamento de Escolas da Batalha irão beneficiar da continuidade do projeto “Sentir a Música", com o objetivo do desenvolvimento da criança através do ensino da música no nível pré-escolar, e que foi implementado no ano letivo findo de 2016/2017, a realizar em todos os Jardins de Infância, uma parceria com o Conservatório de Música de Ourém e Fátima.

De igual forma, pela avaliação positiva da implementação do Projeto de Mediação e Gestão de Conflitos em Contexto Educativo, coordenado pelo Docente Universitário e Especialista, Dr. José Duque Vicente, um projeto propiciou aos alunos, professores e encarregados de educação formas de intervenção baseadas no diálogo na comunicação assertiva. É importante que todos falem a mesma linguagem, trabalhem em rede e transmitam informações válidas e coerentes entre si.

Estes projetos representam um investimento global superior a 50 mil euros e que acrescem a outros já em curso, como o projeto do xadrez na Escola e que têm sido referenciados como fatores de estímulo ao ensino de qualidade.

Para o Presidente da Câmara, Paulo Batista Santos, “melhorar a qualidade das aprendizagens e reforçar os fatores de sucesso educativo, são desafios permanentes que desejamos reforçar em parceria com o Agrupamento de Escolas da Batalha, por isso o Município da Batalha investe mais recursos na educação e no apoio às famílias”.
“A educação e formação das crianças e jovens são prioridades estratégicas para o Município, porque constituem a melhor aposta para o futuro”, acrescenta o autarca.

 

Imagem: Direitos Reservados

Esta notícia foi retirada do site da Câmara Municipal da Batalha

http://www.cm-batalha.pt