Câmara Municipal da Batalha

Comunicado

Câmara adjudica projeto de intervenção ambiental na frente do Mosteiro

Segunda, 28 De Agosto De 2017

A Câmara Municipal da Batalha deliberou adjudicar a empreitada designada “Operação Urbanística de Salvaguarda aos Impactos de Ruído e Poluição sobre o Mosteiro Santa Maria da Vitória, Zona Poente”, a realizar no prazo de 90 dias a contar da celebração do contrato, pelo valor global de 510.388,83€ + IVA, em resultado do concurso público.

Recorde-se que esta intervenção consiste na requalificação urbanística e paisagística na frente do Mosteiro através da criação de uma barreira acústica que minimize os impactes ambientais relacionados com a poluição sonora e promova a melhoria das condições ambientais  e urbanas  na área envolvente do Monumento Nacional, prevista no âmbito do Plano de Ação para a Regeneração Urbana (PARU) da vila da Batalha e financiada pelo Programa Operacional para a Região Centro – CENTRO 2020.


Trata-se de uma ação preventiva e necessária à proteção do Monumento, ainda recentemente evidenciada em estudo geofísico coordenado pelo Professor Manuel Senos Matias, na publicação “Anatomia de um Mosteiro”.


A Câmara da Batalha conta com o apoio técnico da Direcção Geral do Património Cultural (DGPC) e realizou um acordo de gestão com a empresa Infraestruturas de Portugal, S.A., subscrito pelo Conselho de Administração e que permitirá intervir na zona envolvente da EN 1, sob gestão da concessionária da rede rodoviária nacional.


Note-se que o Mosteiro da Batalha voltou a ser o 3º monumento nacional mais visitado no primeiro semestre do ano de 2017, contabilizando um total de 205.300 visitantes, segundo a Direcção Geral do Património Cultural (DGPC), e assume uma posição estratégica para o crescimento do turismo regional e nacional.


Para o Presidente da Câmara Municipal da Batalha, Paulo Batista Santos, “este projeto é resultado de uma forte parceria entre várias entidades, muita determinação da Câmara e realiza uma opção que sempre tivemos de valorização do património”.


“A sua concretização foi um enorme desafio que muito poucos acreditavam, mas com firmeza iremos realizar mais um projeto reclamado há várias décadas. Agradecemos aos Governantes e aos Parlamentares, bem assim ao Senhor Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, que nos ajudaram a materializar este objetivo nacional”, refere ainda o edil da Batalha.


“O Mosteiro da Batalha tem sido uma alavanca extraordinária para a economia local e através desta obra colocaremos a Batalha ao nível de muitas cidades europeias que investem na defesa e valorização ambiental do seu património”, acrescenta o autarca.

Esta notícia foi retirada do site da Câmara Municipal da Batalha

http://www.cm-batalha.pt