Câmara Municipal da Batalha

Comunicado

Museu da Batalha é finalista ao Prémio Ibero-americano de Educação e Museus

Segunda, 23 De Outubro De 2017

O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) é um dos 33 finalistas do conceituado Prémio Ibero-Americano de Educação e Museus que concorrem à categoria I (projetos de promoção de boas práticas de ação em contexto educativo). 

O MCCB concorre com dois projetos: “À Descoberta dos Sentidos” - Atividades de sensibilização para a inclusão e cidadania e “Heróis do Museu – Observatório Museu/ Escola”.


Já na oitava edição, o Prémio Ibero-Americano de Educação e Museus recebeu a inscrição de 148 projetos de 18 países. Os projetos vencedores, nas duas categorias a concurso, receberão 75.000 dólares para além de menções honrosas a distribuir aos 20 primeiros classificados.

Considerado um dos prémios mais importantes da Museologia de toda a América Latina, a iniciativa é realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus, criado pela Presidência da República daquele país em 2009 e gerido pelo Ministério da Cultura.


No entender de Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara da Batalha, “a nomeação, como finalista do MCCB ao Prémio Ibero-Americano de Educação e Museus é por si só uma importante vitória, atendendo à dimensão dos restantes projetos que concorrem ao destacado prémio”.

Os dois projetos submetidos a concurso e agora listados como finalistas a este prémio pelo Museu da Comunidade Concelhia, “revestem-se de grande importância no domínio do serviço educativo e têm-se revelado como excelentes boas práticas na aproximação dos alunos e dos docentes ao contexto do Museu, das suas práticas de promoção do património e no fomento da memória coletiva em torno destes espaços”, enfatiza Paulo Batista Santos.

A comunicação dos projetos vencedores será conhecida no dia 31 de dezembro, em cerimónia a realizar em Brasília.

Esta notícia foi retirada do site da Câmara Municipal da Batalha

http://www.cm-batalha.pt