Câmara Municipal da Batalha

Comunicado

Orçamento municipal para 2018 cresce para 15,8 milhões de euros e projeta 31 milhões de investimento até 2021

Terça, 31 De Outubro De 2017

Foi aprovado na sessão de Câmara de 30 de outubro, o orçamento para o ano de 2018, no valor de 15,8 milhões de euros (contra 14,7 milhões em 2017). O orçamento foi aprovado por maioria, com os votos favoráveis da maioria no executivo e com os votos contra dos dois vereadores da oposição.

O Município prevê nas Grandes Opções do Plano para 2018 investimentos de 31 milhões euros a realizar até 2021, um valor que cresce 8 milhões de euros face aos valores aprovados em 2017, onde se destacam, entre outros, a conclusão das obras na Escola Básica e Secundária da Batalha, os projetos de valorização ambiental, novas redes de saneamento e um forte investimento nas funções sociais, que representam mais de 50% do investimento municipal para os próximos 4 anos.

Para o Presidente da Câmara, Paulo Batista Santos, "o Município da Batalha investe no seu futuro num quadro de prudência e rigor, com os pés perfeitamente assentes na terra, aproveitando bem os fundos comunitários e a sustentabilidade proporcionada pelos resultados orçamentais muito favoráveis dos últimos anos, em especial as poupanças efetivas adicionadas, na casa dos 3 milhões de euros por ano".

O orçamento do próximo ano exprime a inscrição de investimentos prioritários, sobretudo no que respeita à reabilitação urbana, à promoção da economia local, à requalificação da rede escolar, à mobilidade social e à qualidade de vida.

No próximo ano, o município vai renovar a sua "política amiga das famílias", mantendo as taxas mínimas nos impostos municipais (de que é exemplo o Imposto Municipal sobre Imóveis). Entre 2014 e 2017, esta política de "fiscalidade amiga" levou a uma poupança para os munícipes superior a meio milhão de euros. O município manterá igualmente a redução do IMI para as famílias com dois ou mais dependentes.

Note-se ainda que a apreciação do orçamento municipal neste ano eleitoral poderia ser adiada 3 meses, mas o Presidente da Câmara decidiu cumprir os prazos normais e assegurando a sua entrada sem atrasos a 1 de janeiro de 2018.

O orçamento será agora enviado para discussão pública e aprovação na Assembleia Municipal.

 

Esta notícia foi retirada do site da Câmara Municipal da Batalha

http://www.cm-batalha.pt