Câmara Municipal da Batalha

Comunicado

50 mil euros de investimento em medidas de combate à seca e reforço dos pontos de captação de água

Sexta, 17 De Novembro De 2017

A Câmara Municipal da Batalha procedeu à abertura de um furo de abastecimento de água para as atividade agrícolas e proteção civil, com capacidade de 20 mil litros/hora, no lugar da Torre, no Reguengo do Fetal, reforçando por esta via o sistema de captação e reserva de água para consumo humano, na zona dos Pinheiros, na Batalha, num investimento global superior a 50 mil euros. 

O Município da Batalha está a monitorizar as reservas hídricas, com particular ênfase naquelas cujo objetivo é o abastecimento público e o regadio, uma vez que regista-se uma situação de seca meteorológica em todo o território do Concelho.

As principais consequências verificam-se na forte redução das massas de água subterrâneas e à superfície, com impactos negativos para a exploração agrícola e qualidade ambiental do rio Lena e linhas de água, no entanto, ainda sem afetar significativamente a capacidade de captação de água para o consumo humano, face às medidas já implementadas.

Em resposta à ameaça de seca, foi igualmente constituída uma reserva de água em depósitos desativados do IVV,.I.P. com o objetivo de implementar ações de regularização do ciclo hidrológico, através da recarga dos aquíferos do rio Lena com recurso a água armazenada à superfície.
“O Concelho da Batalha está a sofrer os efeitos da seca como o resto do País, mas deste julho que estamos a implementar medidas preventivas e essa opção garantiu-nos um forte reforço das reservas e a minimização das consequências da falta de água, estando mesmo a Batalha em condições de apoiar algum município vizinho que precise”, esclarece o presidente da câmara da Batalha, Paulo Batista Santos.

O Concelho da Batalha regista um consumo anual superior a 1,5 milhões de metros cúbitos e, descontando as perdas do sistema, cerca de 75% deste caudal de água reporta-se ao abastecimento doméstico e os restantes 25% relativo a consumos não-domésticos (indústria, comércio, camara municipal, IPSS, etc.).

Para o autarca “a melhor resposta ao problema da seca passa por uma correta gestão dos recursos hídricos e a implementação de medidas preventivas para garantir disponibilidades suficientes nos períodos atípicos de falta de precipitação, através da adoção de boas práticas de uso eficiente da água”.

 

Esta notícia foi retirada do site da Câmara Municipal da Batalha

http://www.cm-batalha.pt