Câmara Municipal da Batalha

Comunicado

Mosteiro e Museu da Comunidade Concelhia disponibilizam visitas dramatizadas dirigidas às Escolas

Quinta, 01 De Fevereiro De 2018

A oferta de atividades do Serviço Educativo do Mosteiro da Batalha e do Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB), passa a disponibilizar visitas dramatizadas por atores profissionais, com o intuito de suscitar junto dos alunos, renovados motivos de interesse para com o património.

Através de um protocolo outorgado recentemente, e que engloba a Direção-Geral do Património Cultural, a Câmara Municipal da Batalha e o Grupo de Teatro O NARIZ, enquadra-se esta nova oferta pedagógica, dirigida aos alunos do 1º, 2º, 3º ciclos e ensino secundário, assente numa lógica de cooperação e articulação entre o Mosteiro e o Museu.


Mediante o âmbito escolar e o público–alvo das visitas, os docentes responsáveis pelas turmas podem optar por três dramatizações, designadamente: “Eram só pedras quanto tudo começou”, “A visita do Marquês” e “Dona Filipa”. As referidas visitas, percorrem com a ajuda de atores profissionais diversos espaços do Mosteiro, com textos adaptados a cada um dos níveis de escolaridade. De forma complementar à visita do monumento, os alunos conhecem de forma divertida e acompanhada por técnicos, o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, em que são reforçados os conhecimentos e as informações adquiridas no Mosteiro.


O agendamento das visitas pelas escolas é efetuado pelo Serviço Educativo do Mosteiro da Batalha e pelo Museu da Comunidade Concelhia, devendo ser sempre previamente confirmado. A informação acerca deste programa de visitas pode ser consultada nos sites do Mosteiro da Batalha e no do MCCB.


Refere Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha que este projeto “foi desenhado de forma articulada, numa ótica de valorização do território, que privilegia os equipamentos culturais, os monumentos e a capacidade criativa instalada”.


A oferta ao público escolar destas visitas dramatizadas, enfatiza o Autarca “é um exemplo de como é possível criar redes culturais, que envolve parceiros públicos e privados, numa iniciativa de grande importância”.

Esta notícia foi retirada do site da Câmara Municipal da Batalha

http://www.cm-batalha.pt