Câmara Municipal da Batalha

Comunicado

Ecovia de cariz histórico liga as freguesias da Batalha e da Golpilheira

Quarta, 14 De Fevereiro De 2018

O Município da Batalha solicitou a reprogramação das verbas inscritas no Pacto para o desenvolvimento e Coesão territorial para Região de Leiria, no período de 2014 a 2020.

Através desta opção, a Autarquia pretende recuperar alguns dos projetos inscritos no referido plano que se encontravam sem dotação orçamental e que, por esta via, possibilitarão a execução da Ecovia “Collipo ao Vale do Lena”, que ligará as freguesias da Batalha e da Golpilheira. Desta operação, inclui-se ainda a construção de uma nova ponte pedonal junto ao açude da Batalha, possibilitando a sua travessia através de bicicleta e unindo o Parque dos Infantes à Zona desportiva.
O referido percurso pedestre, que apresentará uma extensão de cerca de 7,5 km, pretende revestir-se como mais fator de atração capaz de diversificar a oferta turística concelhia, promovendo a dinamização e a preservação do património material, bem como a sustentabilidade ambiental e dos recursos. Registe-se que ideia base do traçado da Ecovia, partiu de um projeto elaborado por alunos do Curso de Turismo do Agrupamento de Escolas da Batalha.
A concretização deste projeto representa um investimento de cerca de trezentos mil euros, financiados através de fundos comunitários.
Para Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, “a construção desta Ecovia vai traduzir-se na criação de mais um projeto de âmbito cultural e ambiental de relevo para o Concelho da Batalha e para região”.
Destaca ainda o Autarca que a nova ponte que integra este projeto se revestirá como uma mais valia quanto ao reforço da mobilidade pedonal que a Batalha passará a oferecer”.

 

Fotografia: direitos reservados

 

Esta notícia foi retirada do site da Câmara Municipal da Batalha

http://www.cm-batalha.pt