Câmara Municipal da Batalha

Comunicado

Trabalhos de limpeza do Rio Lena previnem risco de cheias

Terça, 06 De Novembro De 2018

A Câmara Municipal da Batalha encontra-se a proceder a diversos trabalhos de limpeza nas margens do Rio Lena, com o objetivo de prevenir o risco de cheias e promover a conservação dos ecossistemas aquáticos.

O referido curso de água, apresenta em vários locais, diversos assoreamentos e existência de vegetação o que dificulta o escoamento normal deste curso de água.

Os trabalhos em causa compreendem ainda a limpeza das margens do Rio Lena na zona urbana da Vila da Batalha, com o intuito de garantir condições de escoamento dos caudais líquidos e sólidos, em situações hidrológicas normais e extremas, atendendo à proximidade do inverno e do aumento significativo da pluviosidade.

As intervenções em causa, que representam um investimento superior a 25 mil euros, visam proteger os terrenos circundantes do Rio Lena, garantindo total desobstrução das linhas de água. Os trabalhos em causa, entendidos como importantes medidas de proteção contra as cheias, incidem ainda quanto ao controlo da erosão do leito do Rio Lena.

Para o Presidente da Câmara Municipal da Batalha, os trabalhos de limpeza do Rio Lena afiguram-se “de manifesta importância quanto à prevenção das cheias, bem como quanto ao controlo do curso de água”.

Perante a importância destes trabalhos na prevenção de catástrofes, o Autarca entende que os proprietários de terrenos confinantes com o Rio Lena “deveriam assumir também uma atitude preventiva, nomeadamente quanto à limpeza e à desobstrução das margens do Rio”.

Salienta Paulo Santos que a limpeza e conservação de linhas de água “é um desafio de todos e não apenas do Município da Batalha”.

Esta notícia foi retirada do site da Câmara Municipal da Batalha

http://www.cm-batalha.pt