Câmara Municipal da Batalha

Comunicado

Prémio de Arquitetura “Mateus Fernandes” distingue projeto de requalificação no Largo da Praça da Fonte

Segunda, 11 De Fevereiro De 2019

Sara Saragoça Soares, arquiteta e natural do Concelho da Batalha, é a vencedora da segunda edição do Prémio de Municipal de Arquitetura “Mateus Fernandes”, iniciativa que pretende distinguir projetos de requalificação do espaço público e que na presente edição se dedicava ao Largo da Praça da Fonte, na Freguesia de Reguengo do Fetal.

A escolha do Largo da Praça da Fonte levou em linha os efeitos da tempestade Ana que, em 2017, derrubou a palmeira centenária existente neste largo centenário da sede de freguesia, assumindo-se como um símbolo histórico, mas também afetivo desta aldeia.


Das diversas propostas submetidas a concurso, o projeto vencedor reuniu a preferência de 57% das votações, realizadas presencialmente e através de questionário online numa consulta pública que reuniu mais de uma centena de participações.

A proposta vencedora concentra-se nos aspetos físicos da centenária Praça da Fonte, contemplando o projeto a instalação de uma nova palmeira no mesmo local da palmeira que pereceu à tempestade, acrescentando novos elementos arbóreos ao espaço e integrando a revitalização da zona exterior do mercado existente.

A cerimónia de entrega do Prémio Municipal de Arquitetura “Mateus Fernandes” decorreu na Junta de Freguesia de Reguengo do Fetal e na sessão, o Presidente da Câmara Municipal da Batalha, Paulo Batista Santos, afirmou “tratar-se de uma decisão importante para o Concelho da Batalha e para o Reguengo do Fetal, atendendo à dimensão afetiva que o Largo da Praça da Fonte representa para os munícipes”.

O Autarca, enfatizou a qualidade da proposta arquitetónica, “antevendo que o resultado final devolverá o Largo da Praça da Fonte aos residentes, mas também aos visitantes e aos turistas que anualmente procuram esta freguesia”.

O Prémio Municipal de Arquitetura “Mateus Fernandes”, instituído pela Câmara Municipal da Batalha, atribui ao projeto vencedor 5 mil euros.

A Câmara Municipal irá desenvolver os estudos complementares de forma a concretizar o projeto de requalificação do Largo da Praça da Fonte, no Reguengo do Fetal, que se encontra previsto no Plano Plurianual de Investimentos com uma dotação financeira de 115 mil euros.

Esta notícia foi retirada do site da Câmara Municipal da Batalha

http://www.cm-batalha.pt