Segunda, 14 De Julho De 2025
A Câmara Municipal da Batalha e o Exército Português promovem, nos dias 15, 19 e 20 de julho de 2025, as Comemorações do 170.º aniversário do nascimento de Mouzinho de Albuquerque, patrono da Arma de Cavalaria Portuguesa, em articulação com as Comemorações da Arma de Cavalaria, que terão lugar no concelho da Batalha, distrito de Leiria.
O programa inicia-se no dia 15 de julho, pelas 18h00, no Auditório Municipal da Batalha, com a palestra “A vida e os feitos de Mouzinho de Albuquerque”, momento que assinala o início das homenagens ao herói militar e figura marcante da História de Portugal.
As comemorações prosseguem no dia 19 de julho com a inauguração de uma exposição de meios, equipamentos e atividades da Arma de Cavalaria, aberta ao público, e o lançamento e apresentação de publicações das Unidades de Cavalaria do Exército Português, destacando o legado, a modernidade e a ação das forças montadas. A visita à exposição de artigos sobre Mouzinho de Albuquerque, no Posto de Turismo da Batalha, também é um ponto de paragem, proporcionando uma perspetiva histórica complementar sobre uma das figuras mais emblemáticas da Cavalaria portuguesa. A jornada termina com um concerto da Orquestra Ligeira do Exército, num espetáculo de celebração aberto à comunidade.
O momento solene das comemorações terá lugar no dia 20 de julho, com a realização de uma missa de sufrágio por Mouzinho de Albuquerque, no imponente Mosteiro de Santa Maria da Vitória, com transmissão televisiva em direto, seguida pela Cerimónia Militar, com a presença em parada de forças do Regimento de Lanceiros N.º 2, Regimento de Cavalaria N.º 3, Quartel de Cavalaria e Regimento de Cavalaria N.º 6, representando a unidade e a história da Arma.
Estas comemorações constituem uma oportunidade única para o público contactar com a história, os valores e as capacidades atuais da Arma de Cavalaria, ao mesmo tempo que se presta homenagem à figura ímpar de Joaquim Augusto Mouzinho de Albuquerque, símbolo de coragem, liderança e dedicação à Pátria.
Esta notícia foi retirada do site da Câmara Municipal da Batalha
http://www.cm-batalha.pt