Câmara Municipal da Batalha

Comunicado

Ensino recorrente no Concelho da Batalha a funcionar deste o mês de Setembro

Terça, 28 De Outubro De 2003

Ensino recorrente no Concelho da Batalha a funcionar deste o mês de SetembroEstão a funcionar no Concelho da Batalha, desde o passado mês de Setembro, os cursos de formação no âmbito do Ensino Recorrente, compreendendo os níveis do primeiro e do segundo Ciclos.
No caso do primeiro ciclo, cuja formação compreende essencialmente a componente da alfabetização, o curso habilita os 25 formandos inscritos com o certificado do 4° ano (antiga quarta classe).
Refira-se que o número de alunos a frequentar esta formação aumentou em relação ao ano lectivo transacto, e que as aulas decorrem na Batalha, Covão da Carvalha e Lapa Furada (as duas últimas na freguesia de São Mamede), sendo as mesmas asseguradas pelas docentes destacadas pelo CAE, de Leiria ao nível da Coordenação Concelhia.
Quanto ao segundo Ciclo, que coloca à disposição dos interessados a possibilidade de realizarem o 5° e o 6° ano em apenas um período lectivo, a formação decorre actualmente nas freguesias da Batalha e de São Mamede, sendo assegurada por três formadores.
Registe-se ainda que a formação ao nível do segundo ciclo não tinha lugar no Concelho da Batalha há oito anos, funcionando actualmente com 24 formandos.
De acordo com António Lucas, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, «os cursos do Ensino Recorrente assumem-se como um importante instrumento ao nível da alfabetização de uma parte importante da população que, em virtude das dificuldades da vida, se viu privada de efectuar o normal percurso escolar».
A Autarquia, esclarece ainda o Edil «deve, assim, provir todos os meios capazes de assegurar o acesso aos interessados neste tipo de formação e que nalguns casos contribui seriamente para diminuir situações de exclusão social».

Esta notícia foi retirada do site da Câmara Municipal da Batalha

http://www.cm-batalha.pt