Câmara Municipal da Batalha

Comunicado

Museu da Batalha volta a ser premiado pela APOM

Quarta, 01 De Junho De 2022

O MCCB - Museu da Comunidade Concelhia da Batalha foi distinguido com o prémio “Comunicação online” atribuído pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia, numa cerimónia que decorreu no dia 27 de maio, na Academia Militar, na Amadora.

A distinção atribuída, enfatiza a preocupação deste equipamento cultural tutelado pelo Município da Batalha, em criar e disponibilizar um repositório acessível online em linha com a sua missão inclusiva. Os diversos recursos multiformato disponíveis no site do Museu, em www.museubatalha.com permitem o acesso e o conhecimento dos temas em exposição e do acervo do MCCB, de acordo com a sua linha narrativa.

Entre outros elementos, o site contém audiodescrição em vários idiomas, Língua Gestual Portuguesa, bem como linguagem simples, garantindo a acessibilidade de todos onde se incluem pessoas com deficiência visual e auditiva. Também o público estrangeiro não foi esquecido.

Recorde-se que o MCCB havia sido distinguido, em 2020, com uma menção especial da APOM na área da acessibilidade. Esta associação, criada em 1965, atribuiu ainda o título de Melhor Museu Português ao MCCB, em 2012, e, em 2018, uma menção honrosa ao trabalho de investigação participada realizado sobre a exploração de carvão na Batalha.

Os prémios da APOM realizam-se anualmente e visam distinguir, através das competências de profissionais em museologia, as boas práticas dos museus portugueses em áreas como investigação, restauro, serviços educativos, exposições, catálogos, recursos multimédia, entre outros.

 

Esta notícia foi retirada do site da Câmara Municipal da Batalha

http://www.cm-batalha.pt