Câmara Municipal da Batalha

Comunicado

Batalha obtém a melhor classificação nacional para instalação de residência de estudantes

Terça, 05 De Julho De 2022

A candidatura “Casa da Obra” submetida a financiamento do PRR pelo Município da Batalha ao Programa de Alojamento Estudantil a Custos Acessíveis, obteve a pontuação máxima no total das 145 candidaturas apresentadas.

Mediante a análise efetuada por um painel independente, a candidatura instruída pelo Município obteve uma nota final de 4,24 valores num máximo de 5.

Após esta decisão favorável, estão agora reunidas as condições para que este projeto que acolherá estudantes do Politécnico de Leiria, que passará a designar-se Universidade Politécnica de Leiria, possa obter financiamento a fundo perdido, facto que não estava acautelado e que teria de ser suportado integralmente pelo orçamento municipal.

A defesa da candidatura submetida pela Câmara Municipal da Batalha ao Programa de Alojamento Estudantil a Custos Acessíveis foi sustentada na inovação da proposta que, para além da recuperação de um imóvel com uma identidade histórica e simbólica para os batalhenses, é sustentada por diversas soluções associadas à eficiência energética, à sustentabilidade e à economia circular.

 Na prática, as soluções encontradas recentemente e que motivaram diversas alterações ao projeto inicial, traduzir-se-ão numa redução do consumo de energia primária na ordem dos 30%, circunstância bastante valorizada pelos técnicos que constituem o painel independente que analisou as candidaturas apresentadas.

Com uma capacidade para acolher até 28 estudantes, o edifício com uma área de construção de cerca de 800 m2 conta com espaços para refeições, copa, zonas comuns e áreas dedicadas ao estudo.

“Este é um apoio financeiro de manifesta importância para a Câmara Municipal da Batalha”, destaca Raul Castro, Presidente da Câmara da Batalha atendendo à relevância desta decisão quanto à aprovação da candidatura e que perspetiva, mediante os termos do aviso publicado, um apoio financeiro superior a 800 mil euros a atribuir à Câmara Municipal.

O autarca destaca ainda como relevante para o Concelho da Batalha a instalação de diversos cursos TeSP - Cursos Técnicos Superiores Profissionais em contexto de imersão empresarial e em estreita articulação com o Politécnico de Leiria.  

Esta notícia foi retirada do site da Câmara Municipal da Batalha

http://www.cm-batalha.pt