-
Início
-
Munícipe
-
Comunicação
-
Notícias
- "Batalha em Páginas" regressa de 21 a 24 de maio à Vila da Batalha
'Batalha em Páginas' regressa de 21 a 24 de maio à Vila da Batalha
O Município da Batalha organiza, de 21 a 24 de maio, a segunda edição do Festival Literário “Batalha em Páginas”, que terá lugar na Praça Mouzinho de Albuquerque, no centro histórico da vila. Com entrada livre, a iniciativa pretende incentivar o gosto pela leitura, promover o acesso ao livro e dinamizar a vida cultural local, envolvendo públicos de todas as idades.
Ao longo de quatro dias, o festival apresenta um programa diversificado que cruza literatura, educação e animação cultural. A tradicional feira do livro será acompanhada por apresentações de obras, sessões de autógrafos, oficinas criativas, teatro infantil, jogos, momentos de narração oral e diversas atividades pensadas para aproximar leitores e autores num ambiente descontraído e acolhedor.
A programação reforça a aposta no público infantojuvenil e na comunidade escolar, com iniciativas dirigidas a diferentes faixas etárias, incluindo atividades para a primeira infância, sublinhando a importância do contacto precoce com o livro e com a leitura. Acresce, por isso, destacar que o Município da Batalha atribui nesta edição cheques-livro no valor unitário de cinco euros a todos os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico do concelho da Batalha para utilização nos stands aderentes.
Durante todo o festival, haverá animação contínua, espaços de leitura e atividades lúdicas, promovendo o convívio entre leitores, autores e a comunidade.
Dinamizado pelo Município da Batalha, através da Biblioteca Municipal José Travaços Santos, em parceria com livrarias, instituições locais e o Agrupamento de Escolas da Batalha, o Festival Literário “Batalha em Páginas” afirma-se como um evento cultural de proximidade, contribuindo para o desenvolvimento cultural e educativo do concelho.
Programação do Festival Literário da Batalha
21 de maio (09h00-22h00)
09h30 - Sessões de Histórias "Projeto Mala d' estórias", com Guida Bruno
15h45 - Conversas improváveis: "Florbela Espanca e Miguel Torga" (Declamação de poesia para o público sénior)
18h00 - Apresentação do livro "O Oeste Hipster", de Francisco Teles Gama
21h00 - Espetáculo de artes de rua "Clik to Clik", com Diogo Duro
22 de maio (10h00-22h00)
10h00 - Sessões de Histórias "Projeto Mala d' estórias", com Guida Bruno
19h00 - Apresentação do livro "Sítio Encantado", de Américo Peças
21h00 - Dinamização de história com Sofia Vieira da "Livraria Aqui Há Gato"
23 de maio (10h00-22h00)
10h00-19h00 - Atividades infantis e insufláveis
10h30 - Atelier de jogos tradicionais
11h00 - Espetáculo "Sensorial Kids", dinamizado pela 3 Assobios
15h30 - Apresentação e atelier de ilustração do livro "Afonso e o Axalote Mágico" de Afonso Batista e Ana Sofia Ambrósio
17h00 - Apresentação do livro "Enigmas da Vida", de Sergio Opanachenco
19h00 - Apresentação do livro "O Mosteiro", de Nuno Nepomuceno
21h00 - Sessão de Contos com Estefânia Surreia
24 de maio (10h00-19h00)
10h00-19h00 - Atividades infantis e insufláveis
10h00 - Apresentação do livro "Pequeno Raio de Sol", de Susana Pestana Maria
11h15 - Workshop de cozinha para bebés com Carolina Marques (Nutricionista)
15h00 - Entrega de Prémios do concurso "Fio da Memória - O Conto"
17h00 - Espetáculo de teatro "O Principezinho" pela companhia ADN de Palco