Autarquia prossegue com pavimentações nas freguesias do Concelho

Segunda, 27 De Agosto De 2018

Água, saneamento e pavimentações têm sido áreas de projeção e execução da Câmara Municipal nas freguesias do concelho da Batalha. Nos próximos dias serão iniciados os trabalhos de pavimentação de vários arruamentos das freguesias de Golpilheira e Batalha, respetivamente da Rua Casal Benzedor; Rua Padre José Frazão; Rua do Ribeirinho; Rua das Hortas – Andreus; Estrada da Raposeira; e Rua do Moinho.

“Estamos a falar de cerca de 526 mil euros de investimento na rede viária principal das freguesias, nomeadamente o acesso ao concelho de Leiria (Rua das Hortas – Andreus), a Rua Padre José Frazão e a Rua do Ribeirinho. Para além disso há um conjunto de reparações e pavimentações noutras estradas complementares, bem como investimento na rede de saneamento nestes locais. São obras que resolvem os problemas das pessoas”, refere o presidente da Câmara, Paulo Batista Santos.

Estas pavimentações integram a obra de construção da rede de águas residuais domésticas (saneamento), execução de infraestruturas em Baixa, do concelho da Batalha, que integra os lugares do Colipo (parte), Casal do Alho (parte), Picoto (parte), Cividade (parte), Golpilheira (parte) e Bico Sacho (parte), que pertencem à freguesia da Golpilheira e visam o fecho de malha, recolha e condução de águas residuais domésticas do sistema Estação de Tratamento de Águas Residuais (E.T.A.R.) do Norte - Coimbrão, destino final dos efluentes na qual serão tratados.

Também prevista a rede de saneamento dos lugares da Corga, Santo Antão e Faniqueira, que pertencem à freguesia da Batalha. O investimento global ascende a cerca de 1,2 milhões de euros, projeto financiado pelos fundos europeus do POSEUR.

“Há mais de 50 anos que estes moradores reivindicavam esta obra. Trata-se de uma necessidade básica e de uma melhoria ambiental para todo o concelho da Batalha, e que junta a requalificação da rede viária que estava bastante degradada com as obras. Nessa linha, esta é uma obra mais do que justa, que vem ao encontro das pretensões dos moradores, como muitas das que têm sido feitas neste início de mandato”, acrescentou o presidente da câmara municipal da Batalha.

O mesmo destacou ainda a boa articulação entre a Câmara Municipal que lidera e as juntas de freguesia. “Enquanto presidente da Câmara procuro estar próximo das freguesias e de apelar à estreita colaboração entre as autarquias, cumprindo sempre que se justifique a descentralização de tarefas que podem ser mais eficazmente realizadas pelas freguesias”.

Depois dos investimentos em curso nas freguesias da Golpilheira e Batalha, como antes foram nas freguesias de São Mamede e do Reguengo do Fetal, com várias pavimentações realizadas em colaboração com as respetivas juntas de freguesia, Paulo Batista Santos garantiu que ainda há objetivos traçados para as freguesias, nomeadamente continuar o investimento nas pavimentações e nos acessos, que facilitem a circulação da população.

Créditos Fotográficos: Luís Miguel Ferraz / Jornal da Golpilheira