AVISO À POPULAÇÃO | AGRAVAMENTO DO PERIGO DE INCÊNDIO

Segunda, 21 De Agosto De 2023

De acordo com informação da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, alerta-se para o aumento da temperatura para os próximos dias (entre os dias 22 e 26 de agosto), com valores a atingir os 40 °C no concelho da Batalha.

Recomenda-se que sejam tomadas todas as precauções relativamente à exposição solar e às medidas de prevenção das ondas de calor na saúde das pessoas mais vulneráveis, nomeadamente crianças, idosos e doentes crónicos, bem como nos cuidados a ter nos espaços rurais no que se refere à prevenção de incêndios rurais, como o uso do fogo e do uso de máquinas agrícolas e florestais que apenas são permitidas entre o pôr do sol e as 11h.

Para se proteger das altas temperaturas tente:

• Aumentar a ingestão de água, pelo menos 1,5 litros/dia, o equivalente a 8 copos;
  • Aplicar protetor solar com fator superior a 30, a cada 2 horas;
  • Usar chapéu e roupas claras, largas e frescas;
  • Optar por refeições leves e frescas;
  • Refrescar-se com água ao longo do dia.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que, segundo as disposições legais em vigor:

• Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO fazer Queima de Amontoados SEM AUTORIZAÇÃO ou SEM COMUNICAÇÃO PRÉVIA.
  • Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito;
  • Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO fumigar ou desinfestar em apiários, exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas;
  • Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO usar moto-roçadoras, corta-matos e destroçadores. Evite o uso de grades de discos;

Todas as recomendações da Direção-Geral da Saúde para se proteger do calor em: www.dgs.pt

Contactos de emergência:

• 112 - Número Europeu de Emergência
  • 244 769 120 - GNR da Batalha
  • 244 768 500 - Bombeiros Voluntários da Batalha
  • 244 704 234 - Bombeiros Voluntários da Batalha (São Mamede)
  • 244 860 400 - Comando Sub-regional de Operações de Socorro de Leiria