Batalha acolhe cerimónia de Homenagem a Mouzinho de Albuquerque

Terça, 20 De Julho De 2004

Batalha acolhe cerimónia de Homenagem a Mouzinho de AlbuquerqueA Praça Mouzinho de Albuquerque, na Vila da Batalha, recebe no dia 21 de Julho, quarta-feira, com início às 11h30, mais uma cerimónia de homenagem à figura de Joaquim Mouzinho de Albuquerque, Patrono da Arma de Cavalaria.
Nesta acto, far-se-á a apresentação da força a cavalo à Alta Entidade que presidirá à Cerimónia, o Director Honorário da Arma de Cavalaria .
A cerimónia prossegue com a deposição de uma palma de flores, seguindo-se as intervenções de diversas entidades e o descerramento da Espada de Bronze, terminando a cerimónia com o desfile da força a cavalo.
Refira-se que a já habitual marcha a cavalo, realizada por Oficiais e Sargentos afectos a este especialidade do Exército, sairá da Escola Prática de Cavalaria de Santarém no dia 19 de Junho, chegando à Vila da Batalha no dia seguinte.

Algumas Notas sobre Mouzinho de Albuquerque

Nasceu na Quinta da Várzea, freguesia e concelho da Batalha, em 12 de Novembro de 1855, tendo sido baptizado um mês depois no Mosteiro de Santa Maria da Vitória.
Descende de uma das famílias portuguesas mais ilustres, sendo neto de Luís da Silva Mouzinho de Albuquerque, figura de militar, político e estadista, escritor e cientista da maior projecção na primeira metade do Século XIX, a quem se ficou a dever a notável recuperação do monumento batalhense.
Tendo seguido a carreira de armas, alistou-se em Cavalaria no ano de 1871. Em 1886 seguiu para a então Índia Portuguesa, onde prestou relevantes serviços, ascendendo a Secretário Geral do Governo do Território.
Transitou dali para Moçambique, por altura do ultimato inglês, a fim de assumir o cargo de Governador do Distrito de Lourenço Marques, que desempenhou de 1890 a 1892.
Regressado á Metrópole, volta a partir para Moçambique, em 1895, como Comandante da força de Cavalaria incorporada na expedição chefiada pelo Coronel Eduardo Galhardo enviado àquela colónia para dominar os régulos que, a incitamento de colonialistas britânicos, se haviam revoltado contra a presença portuguesa.
Em 10 de Dezembro de 1895 foi nomeado Governador Militar do Distrito de Gaza e, logo a 29 desse mês, promoveu a heróica captura de Gungunhana, em Chaimite.
A 13 de Março de 1896 foi nomeado Governador-Geral de Moçambique e, em 25 de Novembro seguinte, Comissário Régio.
Em meados de 1897 empreendeu a gloriosa campanha de Macontene.
Regressado à Metrópole, em Dezembro de 1898, foi nomeado pelo Rei D. Carlos, aio do Príncipe Real D. Luís Filipe.
Pôs termo à vida em 8 de Dezembro de 1902.
Joaquim Mouzinho de Albuquerque foi um dos portugueses mais notáveis do Século XIX, tanto pelo seu acendrado patriotismo, como pela brilhante inteligência e capacidade governativa, de que deu bastantes provas em Moçambique, e pela lealdade, honestidade, coragem, espírito de sacrifício e noção de serviço público, qualidades raras que o destacaram dentre os homens da sua geração.
Top