Batalha disponibilza programa de acolhimento a peregrinos no âmbito da visita do Papa Francisco

Sábado, 08 De Abril De 2017

A menos de dois meses da visita do Papa Francisco à Cova de Iria (Fátima), o concelho da Batalha prepara-se para acolher os milhares de peregrinos que se esperam no Santuário e também no concelho da Batalha, ponto de passagem dos designados Caminhos de Fátima, a saber, o Caminho do Tejo que parte de Lisboa, o Caminho da Nazaré e o Caminho do Mar que parte do Estoril e Cascais.

Também as unidades hoteleiras da Batalha, no centro da Vila e no âmbito da Área de Reabilitação Urbana desenvolvida pela Câmara, registam as obras de ampliação e requalificação, que no seu conjunto representam um investimento de cerca de 1,2 milhões de euros (cerca de 50% de fundos comunitários e o restante privado).

Já ao nível do acolhimento, a Câmara Municipal da Batalha irá disponibilizar equipamentos municipais (Centro Escolar da Batalha, Pavilhão Multiusos, Balneários da Zona Desportiva, entre outros), para proporcionar zonas de apoio, descanso e pernoita dos peregrinos a pé, reforçando assim as condições de receção aos muitos visitantes que se esperam nos próximos dias 12 e 13 de maio.


Paulo Batista Santos, presidente da Câmara Municipal da Batalha, considera que a visita do papa é um desafio ao nível da solidariedade e apoio aos peregrinos e uma oportunidade para o turismo local, promovendo a qualidade e oferecendo a todos condições para acompanhar a visita papal, “a preços de mercado e distante dos valores exorbitantes anunciados para a região de Fátima”.

De acordo com o autarca, a Câmara da Batalha irá garantir estacionamento gratuito para os visitantes e assegurar transporte gratuito entre a Vila da Batalha e a Cova de Iria (Fátima), em autocarros de turismo, e para as cerimónias previstas para a noite do dia 12 e manhã do dia 13 de maio no Santuário de Fátima.

"A Batalha está a escassos quilómetros de Fátima e na zona de São Mamede, a menos de mil metros, esta proximidade determina medidas de apoio e assistência aos muitos peregrinos que atravessam o Concelho, iremos fazê-lo em estreita colaboração com as demais entidades envolvidas na preparação deste grande evento nacional", acrescenta Paulo Batista Santos.

A Câmara Municipal da Batalha prevê investir nas medidas agora aprovadas cerca de nove mil euros, orientadas para a assistência aos peregrinos a pé, bem como para a colaboração ao nível da sinalização e limpeza dos Caminhos de Fátima. As facilidades de transporte e de estacionamento, bem como as medidas de divulgação e apoio turístico completam os investimentos aprovados pela edilidade local.


Fotografia: Direitos Reservados

Top