Batalha inaugura novo Jardim dos Infantes e Variante Nascente

Quarta, 24 De Junho De 2015

Batalha inaugura novo Jardim dos Infantes e Variante Nascente
O Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida, virá participar na abertura de dois novos projetos da Câmara Municipal da Batalha, a "Valorização Ambiental do Rio Lena (Parque dos Infantes)" e "Eixo Circular e Parque de Autocarros (Apoio ao Centro Histórico e Turístico da Vila da Batalha)", no próximo dia 29 de junho, segunda-feira, às 15h30, na Vila da Batalha.
Estas intervenções de regeneração urbana e valorização ambiental representam um investimento global de cerca de 2 milhões de euros, incluindo o projeto  de “Requalificação Paisagística da Zona Envolvente ao Campo de Futebol Sintético”, com uma taxa de comparticipação de fundos QREN de 85%.
O projeto da “Valorização Ambiental do Rio Lena” representa um investimento de 850 mil euros, e insere-se numa lógica de articulação com a envolvente e continuidade com as restantes redes presentes em meio urbano, sejam de espaços verdes, viárias, pedonais e ciclistas. Em termos de características técnicas o projeto prevê a instalação de equipamentos de apoio: um circuito de manutenção, um jardim infantil (zona de recreio passivo), uma zona de desportos radicais, uma zona com pistas de minigolfe, uma ciclovia e outros equipamentos que no seu conjunto formam o “Parque dos Infantes”.
Este novo parque na vila da Batalha evoca os Infantes da Dinastia de Aviz, através de oito painéis com uma breve resenha histórica e juntando poemas do livro “ Mensagem” de Fernando Pessoa. Cruzando assim a cultura com a vertente recreativa e de fruição de um novo espaço de lazer que se desenvolve longo da margem nascente do rio Lena, no centro da Batalha.
Já o projeto designado por "Eixo Circular e Parque de Autocarros”, expressa um investimento de cerca de 550 mil euros, privilegia o reordenamento viário da Vila, tendo uma função reguladora de descongestionamento do centro urbano histórico, permitindo maior articulação com o território envolvente, designadamente o fluxo de trânsito local e intermunicipal – aquele que resulta da procura do eixo turístico entre Fátima/Batalha, dos acessos ao centro escolar da Batalha, dos acessos ao Concelho de Porto de Mós e também às freguesias de Batalha, Golpilheira e Reguengo do Fétal.