Batalha regista em 2020 um saldo positivo de 1,9 milhões

Quarta, 13 De Janeiro De 2021

Batalha regista em 2020 um saldo positivo de 1,9 milhões que será aplicado em apoios às famílias, empresas e associações locais

A Câmara Municipal da Batalha apurou um saldo de gerência transitado para o exercício de 2021 no valor total de 1.838.164,34€, tendo sido confirmado em reunião do executivo esta segunda-feira, valor já considerado para o cálculo dos fundos disponíveis de janeiro e afeto maioritariamente ao reforço de programas de apoio às famílias, pequenas empresas e instituições locais bastante atingidas pelos efeitos da pandemia da Covid-19.

Os programas orientados para o apoio à Comunidade consubstanciam-se em medidas de proteção sanitária – distribuição gratuita de máscaras e disponibilização de testes -, como ações de apoio social às famílias com filhos em idade escolar, distribuição de produtos alimentares e entrega de medicamentos à população com mais de 65 anos.

Para apoiar os pequenos negócios e empresas mais suscetíveis pelas consequências da pandemia, o município da Batalha disponibilizou meio milhão de euros para o designado Programa de Relançamento da Economia e do Investimento, já a decorrer até 28 de fevereiro o período de pré-qualificação das candidaturas.

Município da Batalha decidiu ainda reforçar a dotação do Programa Municipal de Apoio extraordinário à cultura e ao associativismo (Programa RETOMAR – 2ª Edição).

O Programa RETOMAR – 2ª edição terá uma dotação inicial de 200 mil euros e assegura apoios financeiros por via da antecipação dos subsídios ou de apoios específicos ao desporto, sob a natureza de subsídio, não reembolsável, para fazer face às necessidades mais urgentes das coletividades e instituições sociais.

“Com esta opção, o Município da Batalha está seguro de corresponder a um justo anseio da população, empresas e coleticvidades locais, procurando reconhecer do valorosíssimo papel que as empresas e associações desempenham no desenvolvimento económico e social da nossa Comunidade, hoje e no futuro próximo pós-pandemia”, refere o presidente da Câmara Municipal da Batalha, Paulo Batista Santos.

Note-se que o Município da Batalha pelo bom desempenho financeiro encontra-se excluído da aplicação da designada Lei dos Compromissos (LCPA), uma vez que cumpriu em 2020 e anos anteriores os critérios e obrigações de reporte ao Tribunal de Contas e à DGAL, contudo, na salvaguarda dos bons princípios de uma gestão estruturalmente equilibrada, prudencial, criteriosa e transparente, irá manter a aplicação da LCPA e, consequente determinação dos fundos disponíveis mensais, garantia da sustentabilidade da gestão da tesouraria na assunção dos compromissos orçamentais.