Biblioteca Municipal integra Rede Nacional de Bibliotecas Públicas

Segunda, 16 De Abril De 2018

O Município da Batalha e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas celebraram, hoje, um protocolo de adesão à Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP), passando a Biblioteca Pública Municipal da Batalha a integrar a RNBP. 

O Diretor-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Silvestre Lacerda, enalteceu o trabalho que a Biblioteca Municipal da Batalha vem desenvolvendo na região em torno das competências e do trabalho associado às literacias, com grande envolvimento do público infantojuvenil.


Em 2019, a Biblioteca Municipal da Batalha assinalará 30 anos de atividade, tendo sido criada formalmente, em 1989, com o apoio da Rede de Bibliotecas Fixas do SBAL (Serviço de Bibliotecas e Apoio à Leitura) da Fundação Calouste Gulbenkian.
O aumento da população no Concelho da Batalha e a preocupação em garantir aos leitores um serviço de qualidade, ditou a construção de um novo edifício, contíguo à Câmara Municipal, inaugurado a 17 de março de 2001, que passou a conferir aos leitores, maior comodidade e o acesso a múltiplos recursos (material livro e não livro), num total de mais de trinta mil registos.

Com mais de 8500 utilizadores registados, a Biblioteca Municipal da Batalha, que é associada da rede de Bibliotecas da UNESCO, tem concretizado ao longo dos anos inúmeros projetos de fomento à leitura e das literacias.
Como destaque de alguns desses projetos ressalva-se o PLIP (Projeto de Leitura Inclusiva Partilhada), desenvolvido em parceria com o IPLeiria, Rede de Bibliotecas Escolares, Centro Professor Albuquerque e Castro (Porto), projeto premiado pela DGLAB em 2015, a disponibilização de tablets aos utilizadores, resultado da concretização do projeto “Ler é Ver”, distinguido pela Fundação Calouste Gulbenkian, a concretização do projeto “Biblioteca, Uma Porta Aberta”, no Estabelecimento Prisional de Leiria.

A adesão à Rede Nacional de Bibliotecas Públicas permite ao Município da Batalha aceder e usufruir dos recursos e dos diversos serviços disponibilizados pela DGLAB às bibliotecas, participar em iniciativas de caráter local, regional, nacional e internacional, bem como beneficiar de futuros e de programas e integrar a lista pública sistematizada e atualizada das bibliotecas públicas.
Para Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, “a entrada da Biblioteca Municipal da Batalha para a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas constitui mais um passo importante no percurso deste equipamento cultural concelhio que vem desenvolvendo uma atividade fundamental na promoção do conhecimento”.

Os diversos projetos distinguidos a nível nacional e dinamizados pela Biblioteca Municipal da Batalha têm, de acordo com o Autarca “evidenciado a elevada qualidade e a originalidade das ações e das iniciativas encetadas pela Biblioteca Municipal e por uma extensa rede de parcerias em que vale a pena continuar a apostar”.

 

 

Top