Câmara da Batalha investe 350 mil euros para eliminar barreiras arquitetónicas

Sábado, 25 De Janeiro De 2020

A Câmara da Batalha está a realizar novos investimentos de cerca de 350 mil de euros para eliminar barreiras urbanísticas e arquitetónicas para promover "condições de mobilidade e acessibilidade" e demonstrar uma "nova consciência" no planeamento urbanístico, segundo explicação hoje avançada pelo Autarca da Batalha, Paulo Batista Santos.

“O Município da Batalha esta a desenvolver um plano de mobilidade sustentável e de valorização da utilização do espaço público pelos peões, criar condições para a utilização de novos meios de mobilidade, como os modos suaves, as bicicletas, mas sobretudo centrado na acessibilidade de pessoas portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida", refere ainda o edil local.

Encontra-se em fase final de execução de trabalhos a remodelação de passeios no Centro Histórico da Vila da Batalha, projeto no valor inicial de 37 mil euros, cuja natureza da intervenção consiste na redução de barreiras arquitetónicas na zona envolvente ao Mosteiro da Batalha, eliminando degraus e a demarcação de zonas pedonais com proteção e peões e piso adaptado.

Seguir-se-á uma nova empreitada para implementação de pavimento tátil e instalação de pilaretes de proteção as peões na Vila da Batalha, adjudicada pelo valor global de 101 mil euros, bem assim os trabalhos de requalificação do Largo da Praça da Fonte, no Reguengo do Fetal, também já adjudicados pelo valor 210 mil euros, intervenções que vão abranger "alguns pontos nevrálgicos" do Município (Vila da Batalha e Centro Histórico do Reguengo do Fetal), com o objetivo de ordenar o espaço para o automóvel e criar mais condições de segurança para os peões", afirma Paulo Santos.

"O objetivo é no futuro podermos alargar esta tipologia de intervenções para outros espaços. É uma nova consciência que se quer introduzir no conjunto do planeamento urbanístico para valorizar a fruição dos espaços públicos pelos cidadãos e milhares de turistas que visitam a Batalha", defende ainda o Autarca da Batalha.

Top