Ciclovia urbana da Batalha promove mobilidade suave numa extensão de dois quilómetros

Sexta, 13 De Maio De 2022

Numa extensão de 2,1 km, compreendendo o Largo 14 de agosto de 1385 e o cruzamento para a localidade de Casal de Santa Joana, na freguesia da Batalha, vão iniciar-se, já a partir da próxima segunda-feira, 16 de maio, os trabalhos de construção da Ciclovia Urbana da Batalha.

A operação, com um custo total de 350 mil euros apoiados por fundos comunitários, enquadra-se na estratégia dos Planos de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS), programa que tem como principal objetivo promover a descarbonização dos territórios e apostar na mobilidade sustentável dos espaços urbanos.

A Ciclovia Urbana da Batalha proporcionará aos utilizadores uma faixa de 2,5 metros, devidamente sinalizada com materiais com uma coloração distinta da faixa de rodagem exclusiva para peões e ciclistas. A plataforma ficará também acessível, em toda a extensão, a pessoas com mobilidade reduzida.

Prevê-se que os trabalhos ocorram num período de 75 dias, podendo, em função dos mesmos, existir condicionalismos pontuais quanto à circulação automóvel.

A iluminação pública, no troço compreendido entre a Rotunda das Cancelas e o acesso à EN 362 será alvo de intervenção, com o intuito de garantir maior segurança quer aos ciclistas quer aos peões. Em função dos trabalhos a realizar, e no troço em causa, proceder-se-á ao corte parcial da iluminação pública, já a partir do dia 13 de maio.

Ainda no mesmo troço, será reduzida a faixa de rodagem, a partir do próximo dia 16 até ao dia 01 de junho, estando a circulação automóvel condicionada a semaforização.

Aponta Raul Castro, Presidente da Câmara da Batalha que esta intervenção “contribuirá para o cumprimento dos requisitos essenciais do PAMUS, bem como para a promoção da utilização da bicicleta”.

Defende ainda o autarca que “estas intervenções são de grande relevância quanto à promoção da pedonalização, atendendo à adoção cada vez mais generalizada de práticas de mobilidade suave pelos cidadãos”.