Exposição Vitrais Quatrocentistas do Mosteiro da Batalha, patente até Outubro

Segunda, 22 De Setembro De 2003

Exposição Vitrais Quatrocentistas do Mosteiro da Batalha, patente até OutubroAté 31 de Outubro, a Galeria Mouzinho de Albuquerque, junto ao Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, recebe a exposição "Vitrais Quatrocentistas do Mosteiro da Batalha", numa organização das Câmaras Municipais de Batalha e Marinha Grande, com o apoio do IPPAR / Mosteiro da Batalha.
"Vitrais Quatrocentistas do Mosteiro da Batalha", consiste na reedição da exposição, com o mesmo nome patente ao público no Museu do Vidro na Marinha Grande, de 18 de Dezembro de 1999 a 3 de Setembro de 2000, tendo sido visitada por mais de 19.000 pessoas.
Agora, a mostra estará patente até 31 de Outubro, de segunda-feira a domingo, das 13h00 às 18h00. São exibidos doze painéis de vitral produzido entre finais dos anos trinta, início dos anos quarenta de 1400, constituindo parte das primeiras encomendas régias de vitral a serem realizadas para a Batalha, considerada - justamente - o expoente máximo da arte do vitral do século XV, em Portugal.
Esta exposição tem como principais objectivos a divulgação de uma arte, quase perdida, de diferentes pontos de vista: tecnológico, histórico e artístico. Durante o séc. XV e XVI a Batalha tornar-se-ia no maior estaleiro e centro produtor de vitral do País tendo, inclusivamente, recorrido a mestres vitralistas estrangeiros para manufacturarem os vitrais.

A exposição está organizada em três grandes temas:

As técnicas de fabrico de vitrais (medievais e modernas)
Explicação das técnicas de fabrico de vitral e os seus materiais constituintes
O corte dos vidros
A pintura dos vidros
A montagem do painel em calha de chumbo
O Tifany (técnica moderna)
Realização de atelier’s de fabrico de vitral ao vivo

Os painéis de vitral da nave lateral norte da igreja do Mosteiro da Batalha
Exposição dos doze painéis
Explicação do percurso histórico dos vitrais, desde a sua concepção no século XV até ao restauro efectuado em 1996.

O processo de Conservação e Restauro dos painéis em 1996.
Sala composta por nove painéis fixos.
Cada painel corresponde a um dos painéis de vitral em exposição na sala anterior. De um lado está uma imagem ampliada do painel antes do restauro e do outro lado está uma imagem do painel depois de restaurado para se verificarem as diferenças. No lado onde está a imagem do painel depois de restaurado, existe um texto que explica o processo de restauro efectuado, bem como fotografias feitas ao microscópio, de produtos de degradação, formas de alteração e micoorganismos (ampliações até 10X) e fotografias de algumas fases do restauro.

Os vitrais - nota histórica

Os vitrais da Nave Lateral Norte da Igreja do Mosteiro da Batalha começaram a ser produzidos entre finais dos anos trinta, início dos anos quarenta de 1400. Posteriormente, devido à crise tardo-setecentista do clero a extinção das ordens religiosas, o mosteiro acabaria por ser abandonado e por se degradar, ao ponto de se terem perdido alguns vitrais (entre eles os da nave lateral norte). O terramoto de 1755 agravou o estado de degradação dos vitrais.

Em 1840, iniciou-se a preparação das obras de recuperação do mosteiro dirigidas por Mouzinho de Albuquerque. Em 1841 iniciou-se o restauro dos vitrais da nave lateral norte. O trabalho consistiu em apear todos os fragmentos dos vidros das janelas, que ainda ali permaneciam, e na remontagem desses vidros em novas calhas de chumbo, dando uma forma constante aos painéis (a forma que eles tem presentemente). A falta de peças, levou a que muitas lacunas existentes nas antigas composições, fossem preenchidas por vidros antigos de outros painéis ou até mesmo por vidros novos. Mais tarde, estes painéis foram colocados nas janelas, a meia altura de grandes caixilharias de madeira com vidros de cor.

Em 1996 os painéis foram novamente retirados para restauro pelo Centro de Conservação e Restauro da Batalha e nunca chegaram a ser recolocados, encontrando-se actualmente em reserva no mosteiro (os que não estão em exposição no Museu do Vidro).

Em Fevereiro de 1999, iniciou-se a preparação desta exposição que só seria inaugurada em 18 de Dezembro de 1999. Agora é reeditada, na Batalha.