Grandes nomes da música nacional marcam presença nas Festas da Batalha

Terça, 28 De Julho De 2015

Alguns dos principais nomes da música nacional voltam a integrar o cartaz das Festas da Batalha, que decorrem, este ano, de 13 a 16 de Agosto, iniciando-se a programação no dia 8, com a realização da trigésima edição da Gala Internacional de Folclore.

Apostando num cartaz de luxo e sempre com entradas gratuitas, a programação das festas concelhias incluem diversas atividades desportivas, com realce para o dia 15 de agosto em que se realiza a Prova de Atletismo Mestre de Avis, com cronometragem eletrónica, mas também  reconstituições históricas a realizar junto ao Mosteiro, gastronomia, exposição e mostra de máquinas agrícolas e viaturas ligeiras, produtos locais, zonas de diversão infantil com carrocéis e claro, os afamados concertos. A este nível, destaque para as participações no palco principal das festas do carismático Roxinol Faduncho, a energia eletrizante de Expensive Soul, o romantismo de Marco Paulo e a emotividade de Mariza.

As cerimónias oficiais do feriado municipal, 14 de agosto, têm lugar nas Capelas Imperfeitas e iniciam-se às 15h00, incluíndo o lançamento de uma nova e singular obra histórica relativa ao Mosteiro de Santa Maria da Vitória, da autoria de António Luís Ferreira, tendo lugar de seguida a atribuição de medalhas de mérito municipal. Às 12h00, na Capela do Fundador, o programa compreende a habitual sessão evocativa junto ao túmulo de D. João I e de Dª Filipa de Lencastre, com honras militares e a deposição de coroas de flores.

Realce ainda para a realização, no dia 16 de agosto, domingo, de mais um convívio com a comunidade emigrante do Concelho, no que constitui um momento de encontro e convívio entre todos aqueles que fizeram e fazem parte da diáspora.

A organização deste ano reserva para o público mais jovem, a instalação de uma tenda eletrónica no recinto das festas, prolongando a animação pela noite dentro, estando asseguradas as participações de Djs como Joana Perez, No Maka ou o conceituado Pedro Cazanova.

Para Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, “as Festas Batalha assumem-se como um dos principais cartazes de animação da região centro, atraíndo à Batalha anualmente milhares de pessoas”.

O Edil ressalva o forte envolvimento que estes festejos assumem para as associações concelhias, realçando “o forte espírito de envolvimento à iniciativa que dirigentes e demais elementos manifestam para com as Festas da Batalha”.

O programa pode ser consultado através do endereço www.festasdabatalha.com

Festas da Batalha