Incêndios Rurais

Segunda, 07 De Junho De 2021

A Câmara Municipal da Batalha aprovou o financiamento necessário para a constituição de Equipa de Vigilância e Intervenção, coordenada pelo Comando dos Bombeiros Voluntários da Batalha e que concretiza um novo dispositivo de patrulhamento, combate inicial de incêndios rurais, rescaldo e vigilância após-incêndio no Concelho da Batalha.

Para o autarca local, Paulo Batista Santos “esta resposta projetada pelos Bombeiros é um projeto inovador em termos nacionais e integra-se nas medidas de reforço do dispositivo local de prevenção de fogos florestais, com especial incidência no período de maior risco de incêndio”. “Este é um excelente projeto que amplia as condições de segurança de pessoas

Esta Equipa de Vigilância e Intervenção será constituída por três bombeiro e irá operar 24h/24h, nos meses de julho, agosto e setembro, com maior foco em termos de vigilância, deteção e alerta, nas freguesias do concelho com maior risco de incêndios rurais, freguesias do Reguengo do Fetal e São Mamede, conforme pode ler-se no plano aprovado pela Câmara Municipal da Batalha, cujo financiamento global ascende a 21,256.00€.

Contribuir para uma maior proximidade dos bombeiros com a população, prevenir comportamentos de risco, com formações e entrega de panfletos informativos sobre as medidas preventivas, bem assim assegurar mais rapidez e capacidade para um combate inicial de um incêndio rural, são alguns dos objetivos deste novo projeto que irá arrancar na segunda quinzena de junho.

Note-se que o Concelho da Batalha, no que diz respeito a ocupação do solo, a área florestal ainda é muito predominante com 6.396,31 ha (61,82% do total do território concelhio), sendo a área agrícola de 1.175,81 ha (11,36% do total do território) e 901,70 ha (8,71% total do concelho), corresponde a terrenos incultos.