Melhor da Turma da Batalha ganha viagem a país europeu

Terça, 08 De Setembro De 2015

Melhor da Turma da Batalha ganha viagem a país europeu
Com o arranque do ano-letivo 2015-2015, as turmas do ensino secundário (ensino regular e profissional) do Agrupamento de Escolas da Batalha passam a disputar o concurso “A Turma Mais”, iniciativa do Município da Batalha em estreita articulação com o Agrupamento de Escolas da Batalha.
O referido concurso surge da necessidade de melhorar os níveis de satisfação dos alunos/professores do Agrupamento de Escolas da Batalha em relação à disciplina na sala de aula, estimular o esforço de melhoria quanto ao desenvolvimento de aprendizagens formais e não formais, bem como promover, junto de toda a comunidade educativa, os princípios do rigor, da exigência e da disciplina.
A iniciativa, já aprovada em Conselho Pedagógico, pretende ainda o desenvolvimento de mecanismos e estratégias capazes de envolver pais e encarregados de educação no processo de ensino e aprendizagens dos seus educandos.
A operacionalização do concurso “A TURMA MAIS” assenta na análise de três parâmetros considerados fundamentais no processo educativo, designadamente a Assiduidade/pontualidade – estimulando para a diminuição do número de faltas injustificadas, através da responsabilização dos alunos e dos encarregados de educação, no campo da Disciplina, dentro e fora da sala de aula – através da contabilização de infrações disciplinares e dos comportamentos e atitudes que possam prejudicar o bom funcionamento das atividades letivas e, não menos importante, nos resultados escolares – valorizando o desempenho escolar dos alunos e a promoção da excelência.
Num processo que monitoriza ao longo de todo os períodos escolares os parâmetros atrás mencionados, a turma vencedora do concurso será aquela que obtiver, no final do ano letivo, o índice de variação mais elevado. O prémio a atribuir pelo Município consistirá na realização e uma viagem a um país europeu para todos os alunos e docentes da turma. Registe-se ainda que será também premiada a turma que evidenciar maior recuperação do índice de variação final no 3º período, em relação ao 2º período.
No entender de Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, a concretização pela Autarquia do concurso “A Turma Mais”, ressalva “a importância que o Município atribui à Educação, consistindo num exercício que avalia e premeia diferentes componentes consideradas fundamentais para o êxito escolar dos nossos jovens”.
Para o Edil, a realização deste concurso no Agrupamento de Escolas da Batalha, “pretende ainda dotar nos alunos envolvidos competências de melhoria contínua e de capacidade de trabalho para alcançarem os objetivos”.