Nova pista de atletismo em “tartan”

Quinta, 15 De Abril De 2021

Após vários anos ao abandono, o antigo "Campo de futebol da Jardoeira", como era conhecido, poderá acolher uma pista de atletismo em “tartan”, numa parceria entre a Câmara Municipal e as associações locais que dinamizam as várias modalidades de atletismo.

Nos termos do protocolo aprovado, caberá ao Município desenvolver o projeto de uma pista de “tartan” para a prática oficial de atletismo, projeto que implica um investimento estimado de 310 mil euros e que necessita do prévio acordo da Sociedade Recreativa da Jardoeira, proprietária do espaço. A infraestrutura desportiva vai ter as medidas oficiais e respeitar as características técnicas exigidas pelas entidades que regulam a modalidade, nomeadamente a Federação Internacional de Atletismo.

No anteprojeto avaliado, a pista terá um piso rápido, de cor azul claro, sendo composta por um anel de quatro corredores, com seis na recta da meta, e uma cola de saída. Será, ainda, constituída por uma vala de obstáculos, uma zona de lançamento do peso e uma meia-lua contrária, com corredor de salto em comprimento e altura.

As obras neste novo espaço deverão ter início ainda durante Verão e poderá ser utilizado em contexto escolar e desportivo, e tem características para acolher competições oficiais de âmbito regional e nacional em diferentes disciplinas, nomeadamente lançamento do peso, saltos, velocidade, meio-fundo e fundo.

Para o autarca local, Paulo Batista Santos “este projeto surge na sequência de uma proposta do Atlético Clube da Batalha, clube dedicado ao atletismo e em especial à formação, pelo que surge como o parceiro natural para o objetivo duplo de dotar o Município com uma nova resposta desportiva e requalificar um equipamento que está há vários anos ao abandono”.

Recorde-se que no passado fim-de-semana o Município da Batalha recebeu uma prova do Campeonato Nacional de Trail, evento que registou mais de 3 centenas de inscritos e apurou os campeões nacionais feminino e masculino da modalidade, bem assim definiu os representantes nacionais no campeonato do mundo a realizar na Tailândia.