Prémio de Arquitetura Mateus Fernandes: Câmara da Batalha premeia melhor projeto de arquitetura com 5000 euros

Sexta, 26 De Outubro De 2018

A Câmara Municipal da Batalha volta a organizar o Prémio Municipal de Arquitetura Mateus Fernandes, destinado a galardoar os melhores projetos de requalificação urbana com prioridade para obras de intervenção em espaços exteriores de uso público e que se destaquem pelas soluções adotadas para a melhoria da qualidade do espaço exterior.

A presente edição da iniciativa, cujo prazo para entrega dos trabalhos finda a 30 de novembro, volta a disponibilizar como prémio 5000 euros ao melhor projeto submetido e que, nos termos do regulamento, deverá contextualizar-se na intervenção da requalificação do espaço público na zona envolvente do Largo da Praça da Fonte, na Freguesia de Reguengo do Fetal.
Recorde-se que o espaço em causa, considerado um dos ex-libris desta aldeia do Concelho da Batalha, viu o seu principal elemento caracterizador, uma palmeira centenária, ser derrubada aquando da passagem da tempestade Ana, em dezembro do ano passado.

Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara da Batalha, aponta que o objeto de intervenção da presente edição do Prémio de Arquitetura Mateus Fernandes, “se reveste de grande importância e testemunha bem o interesse da Autarquia em voltar a criar no Largo da Palmeira, elementos caracterizadores da História, da Cultura e do Património desta aldeia tão característica do Concelho da Batalha”.
Esta segunda edição do Prémio de Arquitetura Mateus Fernandes, explica o Autarca, “visa potenciar o surgimento de ideias válidas, capazes de reorganizar o espaço público, atendendo à importância que o mesmo representa para os Reguengueiros mas também para os Batalhenses”.

O regulamento, a Ficha de Inscrição e os restantes documentos associados ao concurso encontram-se disponíveis no portal do Município da Batalha, através do endereço http://www.cm-batalha.pt/avisos-editais-municipais
O Prémio de Arquitetura Mateus Fernandes instituído pela Câmara Municipal da Batalha, reveste-se como uma homenagem do Município ao insigne arquiteto, natural da Covilhã que dirigiu as obras do Mosteiro da Batalha por mais de 25 anos, tendo falecido em 1515.