Reabilitação de edifício histórico na Batalha passa a acolher Rede Europeia de Investigadores

Segunda, 30 De Julho De 2018

O Edifício Dr. Gens, localizado no Carvalho do Outeiro, na Vila da Batalha, imóvel que acolheu nas últimas décadas os Paços do Concelho e a Escola de Artes e Ofícios Tradicionais da Batalha e totalmente recuperado, será apresentado publicamente a 14 de agosto, feriado municipal, às 10h15, no âmbito do programa da Sessão Solene.

O imóvel, com uma elevada carga simbólica para os batalhenses, passará a acolher a Academia Sénior e a Rede Europeia de Investigadores, resultado de um amplo processo de reabilitação do imóvel encetado pela Câmara Municipal e que pretendeu salvaguardar a traça principal deste imponente edifício. Os trabalhos realizados ascendem a cerca de 600 mil euros, contando com financiamento comunitário.

Aponta Paulo Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha que o edifício do Dr. Gens, após a profunda intervenção realizada, “volta a estar ao serviço da população, acolhendo para além da Academia Sénior, um importante projeto ligado à investigação europeia e à criação de redes de conhecimento”.

Na opinião do Autarca, a nova valência do edifício, associado a projetos de investigação de jovens investigadores na área do Património, “coloca a Batalha e a própria região de Leiria num patamar de diferenciação que importa consolidar”.

A cerimónia do Dia do Município inclui ainda, às 11h00, nas Capelas Imperfeitas, a Sessão Solene que na edição deste ano será dedicada à temática da Cooperação Europeia, com a presença de Alberto Casero Àvila, Alcaide da Cidade Espanhola de Trujillo geminada com a Batalha, que receberá a Medalha de Honra do Concelho da Batalha. A par desta condecoração, serão ainda atribuídas várias medalhas de mérito municipal a diversas entidades e a cidadãos.

Pelas 12h30, na Capela do Fundador do Mosteiro, realizar-se-á a cerimónia evocativa da Batalha de Aljubarrota, seguindo-se a inauguração da exposição “Memória Revisitada”, no mesmo espaço.
O programa termina, às 13h00, com o almoço convívio destinado às Comunidades da Diáspora Batalhense.