X Feira do Livro e do Jogo da Batalha

Quarta, 08 De Junho De 2011

Decorre de 7 a 12 de Junho na Praça Mouzinho de Albuquerque, na Vila da Batalha, a X edição da Feira do Livro e do Jogo, numa organização da Biblioteca Municipal da Batalha. A iniciativa conta com a participação das principais editoras do país que apresentam no certame as últimas edições literárias. Presentes na décima edição da Feira do Livro e do Jogo estarão, entre outras, as seguintes editoras: Estampa, Livros do Brasil, Bizâncio, Plátano, Caminho, D. Quixote, Impala, Teorema, Educação Nacional,  Presença, Relógio D`Água, 7 dias 6 noites, Asa, Gailivro e Oficina do Livro, representadas pelas livrarias Boa Leitura, Americana, Laicu´s, Temas e Letras, Letras & Livros, Afa´s, Condestável  e AFR.

 

No plano da animação, a Feira do Livro e do Jogo conta diariamente com diversos espectáculos, destacando-se a estreia a nível nacional da peça de teatro “A Herança de Jeremias” pelo Teatro Regional da Serra de Montemuro. A par deste espectáculo, será possível ainda desfrutar de grupos como os Dixcartável, Teatro ao Largo, Artelier e Gaiteiros da Batalha.

 

Refira-se que o Município da Batalha oferece aos alunos dos estabelecimentos de ensino concelhios do Pré-escolar e do 1º CEB um Cheque-Livro no valor de 2,5 Euros que pode ser descontado na aquisição de livros / jogos na Feira.

 

A X Feira do Livro e do Jogo da Batalha funcionará semanalmente das 14h00 às 23h00 e aos Sábados e Domingos das 11h00 às 23h00. A entrada é gratuita.

 

Destaque ainda para o lançamento do livro “O Fio da Memória – O conto” no dia 11 de Junho, às 16h00, referente à segunda edição deste concurso literário que culmina com a publicação dos trabalhos efectuados pelos alunos.

 

 

PROGRAMA DE ANIMAÇÃO X FEIRA DO LIVRO E DO JOGO

 

 

Música Popular  | Gaitilena – Gaiteiros da Batalha

3ª Feira > 07 de Junho > 21h30

Em 2000, o grupo, então chamado “Escola de Música Tradicional e Popular Portuguesa” decidiu criar a sua própria associação com fins essencialmente culturais e não lucrativos, a que se deu o nome Associação Cultural Sons do Lena. Actualmente é constituída por dois grupos de música “Sons do Lena” e “Gaitilena”, que realizam, com frequência, espectáculos pelo país e no estrangeiro, divulgando os valores tradicionais desta região.

 

Música Dixieland | Dixcartável

4ª Feira > 08 de Junho > 21h30

Oriundos de várias formações e géneros musicais, os Dixcartável apresentam um repertório maioritariamente dixie com incursões e improvisações de outros géneros musicais. Oportunidade para apreciar os temas que ficaram conhecidos deste género musical que ainda hoje granjeiam adeptos.

 

Animação de Rua  | Teatro ao Largo  | "O auto do Velho da Horta"

5ª Feira > 09 de Junho > 21h30

A comédia clássica de Gil Vicente.
Um velho rico, gostando dos prazeres da sua horta, apaixona-se por uma mulher jovem que veio para comprar alguns temperos. Ela rejeita os seus avanços desdenhosamente. Uma alcoviteira manhosa oferece-lhe os seus serviços, e consegue esfolá-lo de todos os seus bens. Finalmente a alcoviteira é detida por um oficial da lei e açoitada. Logo aparece uma menina que diz ao velho que a mulher que ele adora já casou com um belo rapaz. O velho, com a sua vida em ruínas, o seu dinheiro ido, e sua esposa e filhas destituídas, lamenta a sua estupidez.

 

Animação de Rua  | Artelier? | "Obs Doc"

6ª Feira > 10 de Junho > 21h30

Projecto de captação e devolução imediata das expressões sonoras e visuais (cantigas, ditos) que as pessoas de hoje usam e sabem de memória viva… O público é convidado a entrar e a gravar em cabines multimédia, através de instruções que são fornecidas. Recolha sobre a forma de documentário do cancioneiro comunitário contemporâneo em formato som e vídeo. Depois de seleccionado, devolvem-se os registos em forma de espectáculo VideoMultimédia e Performativo, com VJ e DJ, incorporando-os no património local e observando o atrevimento das novas tecnologias e o território híbrido da performance.

 

Dia 10 de Junho > 21h30 > Boa Leitura - Livraria  | Título: “O Dia em Que Quase Perdemos o 5”

Sessão de autógrafos: Ana Cristina Luz > autora de Livros Infanto-Juvenis da editora Livros Horizonte.

 

 

Anúncio dos Vencedores do Concurso – “O Fio da Memória – O Conto" |  Sábado > 11 de Junho > 16h00

A terceira edição do concurso literário que aborda e estimula a criação de contos juntos dos alunos do 2º, 3º ciclo e secundário, do Concelho da Batalha, vai culminar com a cerimónia de divulgação dos premiados deste concurso, cujos trabalhos foram devidamente seleccionados pelo júri.
Apresentação de mais um livro de contos deste concurso, desta feita a segunda edição.

 

 

Apresentação do Livro  | Sábado > 11 Junho > 18h00  | "Arquivo Plural"

Autoria de Maria Adelaide Oliveira Simões, Editora Folheto Edições & Design.

 

 

Apresentação do Projecto PLIP – Projecto de Leitura Inclusiva Partilhada | Sábado > 11 de Junho > 20h30

A Biblioteca Municipal, em parceria com as Bibliotecas do Agrupamento e com a Rede de Biblioteca Escolares do Concelho da Batalha, encontram-se a desenvolver um projecto denominado PLIP – Projecto de Leitura Inclusiva Participada que tem por objectivo levar a leitura a todos, incluindo pessoas com incapacidade ou necessidades especiais. Pretende-se dar nova vida aos livros que se encontram nas estantes das bibliotecas, oferecendo-os a novos leitores. Para tal, o grupo criou obras adaptando-as para públicos especiais através de versões em novos formatos: Livros em Braille e em alto-relevo (para pessoas cegas ou com baixa visão); áudio-livros (para quem prefere ouvir); vídeo-livros em Língua Gestual Portuguesa (para os Surdos) e em formatos adaptados (para pessoas com incapacidade mental ou limitações de outra natureza). Estes novos materiais ficarão à disposição de todos e circularão entre aqueles que deles precisam. A Biblioteca ficará fiel depositário de um espólio vivo e activo, que se quer em constante utilização.

20h30 – ” HISTÓRIA DE UMA GAIVOTA E DO GATO QUE A ENSINOU A VOAR” - Teatralização

Agrupamento de Escolas da Batalha / Turma 8º B

21h00 – Apresentação pública do PILP (Sr. António Lucas, Presidente do Município; Dr.ª Ana Bela Martins, Responsável PNL; Prof.ª Josélia Neves, autora do Projecto)
 

21h30 Troca de ideias

 

 

Teatro de Rua | Teatro Regional da Serra de Montemuro | "A Herança de Jeremias" * **

Sábado > 11 de Junho > 22h00

A Cabana do Jeremias, um estranho e carismático edifício, claramente construída aos poucos por uma mão nem sempre expert no que diz respeito à construção civil, mas com muito amor e muita paixão. É o lar de um campeão, parte estábulo, parte local de devoção, parte museu, testemunho das muitas conquistas de Jeremias Sénior (o Jockey) e Jeremias VI (o burro). No exterior da cabana, muitos sinais destas conquistas: medalhas, retratos, fitas vencedoras, taças e muito mais, para além de fardos de feno e outros objectos próprios para o bem-estar de um burro. Mas a morte trágica de Jeremias (o Jockey), devido à inédita queda de Jeremias (o burro) naquela que era suposta ser a sua última vitória na Grande Corrida de Burros antes da gloriosa e bem merecida reforma de Jeremias e Jeremias, muda tudo.
Estranha, bizarra e divertidíssima, do princípio ao fim, esta comédia visual, musical e muito teatral, faz da dor e do conflito, primeiro uma farsa e mais tarde uma celebração da união e do amor fraternal, no sentido mais abrangente desta palavra. A Herança de Jeremias deixa-nos cheios de esperança. Mesmo quando os problemas parecem não ter solução e as guerras parecem não ter fim, o regresso às vitórias está ao virar da esquina.
Como dizia o velho Jeremias: “Há que ter fé e um bom Burro”

* Estreia Nacional
* Interpretação em Língua Gestual

 

 

 

 

Top