O Centro de Convívio da Alcaidaria é uma resposta social local, a funcionar numa Escola Primária desactivada e que é desenvolvida sob a forma de apoio a actividades sócio-recreativas e culturais organizadas e dinamizadas pelos idosos da comunidade.

Objectivos

• Estimular o intercâmbio e a troca de experiências, para que os utentes possam ensinar e aprender;
  • Estimular a valorização pessoal de cada um;
  • Estimular a participação na sociedade;
  • Promover actividades de educação/ formação, lazer, cultura e recreio, funcionando como espaço multifunções;
  • Manter e/ ou desenvolver as actividades existentes e outras novas;
  • Promover as relações interpessoais entre a população em geral.

Destinatários

Os utilizadores do Centro de Convívio de Alcaidaria são pessoas naturais ou residentes naquela localidade ou em qualquer outra localidade da freguesia do Reguengo do Fetal, interessadas no desenvolvimento do seu horizonte pessoal e social, sendo este um serviço gratuito.

Actividades

1. As actividades lúdico-pedagógicas, a desenvolver pelo Centro de Convívio da Alcaidaria, serão programadas segundo os interesses dos utentes, as condições do local e as capacidades de resposta dos parceiros envolvidos.
  2. O Centro de Convívio, através da Câmara Municipal da Batalha e da Associação Cultural e Recreativa da Alcaidaria, proporcionará algumas actividades de recreio: jogos de cartas, jogo do dominó, jogo da memória, TV, rádio, ginástica, leitura de livros, revistas e jornais; bordados, tricot, costura, renda, ponto de cruz, croché, artes decorativas e trabalhos manuais.
  3. Poderá haver um alargamento das actividades a realizar com os idosos e dependentes que são utilizadores do Centro de Convívio no que respeita a mais jogos, a passeios, actividades lúdico-pedagógicas e comemorações dos dias festivos, dependendo dos interesses dos utentes e a combinar com os parceiros.
  4. As actividades a desenvolver no Centro de Convívio relacionam-se com os critérios de necessidade e capacidade de realização, sendo que estas acções visam o desenvolvimento do utente, bem como a promoção da sua capacidade de participação.

Gabinete de Desenvolvimento Social
Câmara Municipal da Batalha