O que é a COMAI?

A COMAI é uma equipa de trabalho multidisciplinar, que visa promover os direitos do idoso e prevenir ou pôr termo a situações de exclusão na população idosa do concelho da Batalha.

Os trabalhos da COMAI Iniciaram-se em junho de 2011, tendo sido publicado o respetivo regulamento municipal em abril de 2012.

A COMAI tem como objetivos gerais e específicos:

• Proporcionar uma melhoria na qualidade de vida dos idosos;
  • Promover os direitos dos idosos;
  • Prevenir ou responder a situações suscetíveis de afetar a segurança, saúde ou bem-estar dos idosos;
  • Combater a exclusão social na população idosa;
  • Manter o idoso na sua habitação e meio natural, em segurança;
  • Sensibilizar a comunidade local e redes de vizinhança para a necessidade de proteção dos idosos;
  • Criar condições que favoreçam as relações com outros idosos, com a família e a comunidade, potenciando a rede primária de suporte;
  • Proteger os idosos alvo de negligência e maus-tratos, eventualmente através da criação de um grupo de voluntariado que acompanhe as situações sinalizadas.

Destinatários

A COMAI destina-se a todos os idosos, com mais de 65 anos, que sejam residentes no concelho da Batalha e que se encontrem em situação de isolamento social, solidão, marginalização ou maus tratos e cuja situação apresente uma ameaça ao seu bem-estar e segurança.

Podem ainda ser abrangidos pela COMAI outros adultos, com idade inferior a 65 anos, desde que se encontrem em situação de dependência.

Em que situações intervém?

• Maus tratos físicos
  • Maus tratos psicológicos
  • Abandono/negligência
  • Isolamento
  • Insegurança

Composição da COMAI

A COMAI é composta por representantes das seguintes entidades:

• Câmara Municipal;
  • Instituto de Segurança Social - Centro Distrital de Leiria;
  • Unidade de Saúde Pública - ACES Pinhal Litoral 2 (concelho da Batalha);
  • Guarda Nacional Republicana;
  • Centro Paroquial de Assistência do Reguengo do Fetal;
  • Centro Social e Cultural da Paróquia de São Mamede;
  • Irmandade da Santa Casa da Misericórdia da Batalha.

Podem ainda colaborar com a COMAI as seguintes entidades: Juntas de Freguesia; Assembleia Municipal; Conferências São Vicente de Paulo; Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários e Grupos de Voluntariado.

Como funciona?

A COMAI reúne bimestralmente nas instalações da Câmara Municipal da Batalha ou extraordinariamente sempre que hajam situações urgentes sinalizadas. As denúncias recebidas no âmbito da COMAI são analisadas por todos os elementos, em sede de reunião, e distribuídas a uma equipa coordenadora que fará o acompanhamento da situação e eventuais propostas de intervenção.

Como participar uma situação?

• A comunicação pode ser efetuada pessoalmente ou por escrito para os contatos abaixo;
  • Por entidades policiais, estabelecimentos de saúde, instituições, etc.
  • Pelo próprio idoso;
  • Por vizinhos e familiares.

A confidencialidade da comunicação é garantida sempre que solicitado.

Contatos da COMAI

Comissão Municipal de Apoio ao Idoso