Vespa asiática (Vespa velutina nigrithorax)

A vespa velutina, vulgo vespa asiática é uma vespa de grandes dimensões (+ 2,5 cm). O corpo é castanho-escuro ou preto aveludado, delimitado por uma faixa fina amarela e um único segmento abdominal quase inteiramente amarelo-alaranjado.

Estas vespas podem fazer os seus ninhos de pequena dimensão em telheiros ou em buracos no chão. Os ninhos de grande dimensão localizam-se habitualmente em árvores com altura superior a 5 metros.

As vespas asiáticas são uma espécie invasora, alimentam-se de abelhas e outros insetos e constituem principalmente uma ameaça ambiental.

Em caso de presença de ninho suspeito no Município da Batalha, deverá ser feito o contacto com o Serviço Municipal de Proteção Civil da Batalha, pelos contactos 244 769 110 / 964 771 961; o Gabinete de Serviços Veterinário, na Rua Cabeço da Freiria, 2440-036 Batalha, ou pelo endereço de correio eletrónico gtf@cm-batalha.pt, ou através da Linha SOS Ambiente, ligando o número 808 200 520, solicitando-se, caso seja possível, o envio de fotografias do ninho e/ou das vespas.

A confirmação da espécie de vespa deverá ser feita antes da destruição do ninho.

A eliminação de ninhos de vespa asiática é da responsabilidade do SMPC, que coordena a operação de exterminação.

Apesar do seu tamanho e das grandes dimensões que podem atingir os seus ninhos, a vespa asiática não é considerada mais perigosa para seres humanos do que a vespa europeia.

 

Mais informações

 

Links úteis

Vespa asiática
Top