Terça, 03 De Janeiro De 2006

Batalha e Porto de Mós contam com Pólo Inter-Municipal de Actividades Ocupacionais da CERCILEIOs Presidentes das Câmaras da Batalha e de Porto de Mós e a Presidente da Direcção da CERCILEI, assinaram na passada semana o Protocolo que visa a criação de um Pólo Inter-Municipal de Actividades Ocupacionais afecto a esta instituição de solidariedade social, a funcionar no próximo ano no Concelho de Porto de Mós, mas que servirá os dois concelhos.
O objectivo desta estrutura de apoio a jovens portadores de deficiência, surge na sequência de alguns encontros de trabalho entre técnicos das duas câmaras envolvidas, da CERCILEI e da equipa de Coordenação dos Apoios Educativos (ECAE) que serve os Concelhos da Batalha, Porto de Mós e Marinha Grande sedeada nesta Vila, que diagnosticaram a falta de um espaço desta natureza, face à dispersão geográfica dos dois concelhos envolvidos face a Leiria, bem como ao elevado número de utentes a frequentar instituições com este tipo de valências noutros locais do Distrito de Leiria.
Com a criação deste Pólo Inter-Municipal, procura-se, não só atenuar o problema para este tipo de população, mas também o das suas famílias, na medida em que para os utentes, representa uma estrutura pensada para responder às suas necessidades específicas, enquanto que para as famílias envolvidas, é-lhe dada a possibilidade de apoio e colaboração no acompanhamento das actividades, consoante a tipologia e o grau de deficiência apresentados pelos familiares.
Refira-se que neste momento, o número de utentes provenientes da Batalha e de Porto de Mós são, neste momento, 31, encontrando-se oito jovens a aguardar encaminhamento.
Com a criação desta estrutura, constitui-se, assim, mais uma resposta válida ao problema da deficiência física e mental, não só em termos qualitativos, como também quantitativos.
As áreas de intervenção previstas englobam as áreas como a Terapia Ocupacional, a Psicomotricidade, o Desporto e o Lazer, a Socialização, a Independência pessoal e a Ocupação laboral.
Os utentes do Pólo Intermunicipal da CERCILEI da Batalha e de Porto de Mós terão mais de 16 anos, residindo, preferencialmente, nos dois concelhos envolvidos e estarem esgotadas todas as hipóteses no ensino regular e portadores de um tipo e grau de deficiência que não lhes permita o acesso ao mercado de trabalho normal ou protegido.
A avaliação destes casos será efectuada pelos serviços de Psicologia e Sociais da CERCILEI.