Batalha veste-se a preceito para as Festas do Município

Segunda, 01 De Agosto De 2005

Batalha veste-se a preceito para as Festas do MunicípioMúsica portuguesa, folclore, Encontro Anual de Emigrantes, Passeio pedestre e a Prova de Atletismo Mestre de Avis constituem alguns dos atractivos da 57ª edição das Festas da Batalha, numa organização conjunta do Município da Batalha, Associação Recreativa Batalhense, Rádio Batalha e Rancho Folclórico Rosas do Lena.
Os festejos têm início na Sexta-feira dia 12, pelas 21h30, onde a Rádio Batalha leva ao palco o espectáculo "A Região em Destaque", dando a conhecer alguns dos melhores artistas musicais da nossa região. Ana Sofia e Fernando Mendes, Dinis Brites, Luís Marques, Paulo Sanches, Tânia Pataco e os "Irmãos Verdades" são as atracções da noite.
O quarteto de cordas "Corvos" e o grupo de Alcobaça "The Gift", que recentemente lançou o CD "AM-FM", são as propostas musicais para a noite de 13, Sábado, a partir das 21h30. A noite termina no Pavilhão Multiusos com a realização da já consagrada Discoteca Móvel. A organização está a cargo da Associação Recreativa Batalhense.
A 14 de Agosto, dia do Município, os festejos iniciam-se por volta das 15h00, na Praça Mouzinho de Albuquerque, onde estarão disponíveis uma vintena de jogos tradicionais. À mesma hora, no Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, é inaugurada a Exposição "40 Bíblias Antigas", procedendo-se em simultâneo, à abertura do Scriptorium, onde os visitantes terão a oportunidade de reproduzir para uma Bíblia criada especificamente para o efeito, os textos presentes no Livro da Sagrada Escritura.
Uma hora depois, terá lugar na Galeria Mouzinho de Albuquerque, a inauguração de "EmigrArte" - exposição de pintura e escultura da autoria de Emigrantes do Concelho da Batalha ou com ligações ao mesmo. Nesta iniciativa, estarão expostos trabalhos da autoria de António Jorge Pereira, Benjamim Marques, Fernando Belo, Inácio Valério e Manuel Jorge Pereira.
A partir das 17h00, o Auditório Municipal acolherá diversas actividades de índole cultural, a começar pelo lançamento de duas publicações editadas pelo Município.
A primeira, da autoria de José Baptista de Matos, intitula-se "História, Cultura e Tradições das Alcanadas (uma aldeia do Concelho da Batalha)". "A Batalha vista pela Casa Alvão", outra das obras a dar à estampa, reúne uma centena de fotografias da Batalha Antiga - décadas de 30, 40 e 50, da autoria de Domingos Alvão e de Álvaro de Azevedo, num trabalho de selecção das imagens que contou com a participação de José Travaços Santos, Maria Cecília Calé e Maria da Luz Moreira, coordenado pelos Serviços de Cultura da Autarquia.
Após estes lançamentos, o mesmo espaço acolherá a recepção de cinquenta Jovens participantes no 8ª Encontro Europeu de Jovens Luso-descendentes, a decorrer na cidade de Leiria no mês de Agosto.
Pelas 18h30, proceder-se-á à cerimónia de recepção aos grupos folclóricos nacionais e estrangeiros que participarão na XX Gala Internacional de Folclore.
Meia hora depois, o Pavilhão Multiusos receberá mais uma edição do Encontro Anual de Emigrantes do Concelho da Batalha, num evento que carece de inscrição prévia na Autarquia da Batalha, apenas para Emigrantes sedeados nos países de acolhimento.
A noite reserva para os visitantes mais uma edição da emblemática Gala Internacional de Folclore, tendo como palco, o magnífico Mosteiro de Santa Maria da Vitória. Organiza este evento o Rancho Folclórico Rosas do Lena, que apresentará ainda em palco o Grupo Etnográfico de Amorosa, o Rancho Folclórico do Lorvão, o Rancho Folclórico de Tavira, o Grupo Folclórico de Añate - Canárias e o Grupo Folclórico de Aukstaitija da Lituânia. Beleza e história, num espectáculo que pretende assinalar toda a riqueza folclórica.
O último dia de festejos, 15 de Agosto, feriado nacional, propõe a prática desportiva para os munícipes e visitantes. Às 9h00, tem início no recinto das Festas, junto ao Mosteiro, um passeio pedestre pela Vila, com o objectivo de dar a conhecer aos participantes, importantes registos patrimoniais localizados em redor da Vila. No Museu Militar de São Jorge, junto à Capela, tem início às 10h30 a prova de Atletismo Mestre de Avis. Os interessados, devem proceder à sua inscrição através da Associação Distrital de Atletismo de Leiria, pelo número 244 827 580.
A partir das 16h00, tem lugar mais uma tarde de jogos tradicionais na Praça Mouzinho de Albuquerque.
Na última noite do evento, pelas 21h30, sobem ao palco "Liliana" e o conceituado cantor romântico "Marco Paulo". Cabe à Rádio Batalha a organização deste espectáculo.