Centro de Actividades de Tempos Livres apresentado à nova Ministra da Educação

Quarta, 08 De Setembro De 2004

Centro de Actividades de Tempos Livres apresentado à nova Ministra da EducaçãoO projecto do Centro de Actividades de Tempos Livres, apresentado na Batalha em Maio último ao então Ministro da Educação, Professor David Justino, foi dado a conhecer à nova responsável por esta pasta, Professora Maria do Carmo Seabra.
Numa missiva enviada pelo presidente da Autarquia batalhense, António Lucas escreve que "apresentado ao antecessor de V. Exª, não foi possível a sua concretização por falta de financiamento. Actualmente, as medidas de financiamento comunitário estão a ser reformuladas após reforço de dotações oriundas das reservas de eficiência". Dada esta situação, o Edil refere que "será a situação ideal para equacionarmos o financiamento deste projecto. Temos o terreno e temos o projecto. Só não lançámos o concurso porque, sem garantia de financiamento estaríamos a hipotecar o futuro desta Autarquia".
Na carta enviada a Maria do Carmo Seabra, António Lucas aponta ainda que "porque continuamos a pensar que o investimento mais produtivo é o que fazemos nas nossas crianças e jovens, continuamos a investir fortemente nesta área, quer nos equipamentos, quer na criação de condições para que usufruam de educação física, natação, informática e inglês".
Para o Autarca batalhense, o Centro de Actividades de Tempos Livres, projectado para o lugar de Celeiro, Freguesia de Reguengo do Fétal, permitiria a realização de diversas actividades académicas e ainda a prestação de outras, tais como a prestação das refeições em melhores condições, a utilização mais intensa da biblioteca e da informática e ainda um estreito relacionamento com a natureza através dos pequenos horto e zoo que constam do projecto.

Sobre o Centro de Actividades de Tempos Livres

O projecto consiste num Centro de Actividades de Tempos Livres e visa proporcionar uma resposta válida e eficaz à escassez de espaços de acolhimento destinado às crianças, possuindo particularidades que o tornam único, e que permitem a realização de um conjunto alargado de actividades lúdicas e pedagógicas, fomentando, em complemento, o crescimento integrado e a criatividade, no processo de aprendizagem das crianças.
Dos espaços projectados, destaque-se a existência de diversas salas de actividades, destinadas à aprendizagem da música, da informática, um refeitório, biblioteca, campo de jogos e até mesmo um pequeno horto, destinado ao contacto estreito com a natureza.
A modulação dos espaços e a hierarquização do edifício, composto por dois pisos, permitirá uma ampla flexibilização do funcionalidade no interior do edifício, garantindo-se uma fácil adaptação das salas a um número variável de utilizadores, estando preparado para funcionar com cerca de 450 crianças, albergando toda a rede de Jardins Infantis mais as Escolas do 1º CEB.
Projectada a sua construção para o lugar de Celeiro, Freguesia de Reguengo do Fétal num terreno pertença da autarquia, o projecto em causa garantirá, de acordo com António Lucas, Presidente da Câmara Municipal da Batalha «uma maior concentração de esforços ao nível da rede de Tempos Livres instalada no concelho, ganhando-se com esta concentração mais eficiência e uma maior rendibilidade do investimento a realizar».
Com uma área total de construção de 3 788 metros quadrados, num terreno com 13. 500 metros quadrados, este edifício faria convergir para um único ponto, devidamente estruturado para este fim, todas as actividades referentes à ocupação de tempos livres, o que traria benefícios para todos, inclusivamente para os pais das crianças.