Conselho Local de Acção Social combate exclusão social

Segunda, 04 De Abril De 2005

Conselho Local de Acção Social combate exclusão social
Vai nascer no Concelho da Batalha no dia 15 de Abril o Conselho Local de Acção Social (CLAS), estando convidadas todas as entidades públicas e privadas do Concelho a integrar este projecto.
Este grupo de trabalho, que tem como principal objectivo o combate à pobreza e exclusão social, promovendo o são desenvolvimento, surge da aprovação da candidatura efectuada pelo Município da Batalha ao programa "Rede Social", do Ministério da Segurança Social da Família e da Criança.
O projecto pretende, igualmente, articular a intervenção dos vários agentes sociais do Concelho de forma a garantir um planeamento local mais eficaz das necessidades, procurando-se soluções para os problemas originados pela pobreza ou pela exclusão social.
A constituição do CLAS é mais um passo importante num processo que vai desenvolver-se por várias etapas, havendo a necessidade da realização de diagnósticos e planeamento antes de se avançar para o terreno.
Refira-se que o combate à exclusão social não é uma preocupação recente do Executivo, como comprovam, aliás, os resultados obtidos no estudo "Tipificação das situações de exclusão social em Portugal", onde o Concelho da Batalha regista excelentes resultados em áreas tão sensíveis como o abandono escolar precoce, taxa de desemprego ou número de dependentes do Rendimento Social de Inserção.
Ainda assim, e apesar dos dados publicados serem francamente positivos, o Presidente da Edilidade Batalhense, António Lucas, afirma que "o Município entende que os esforços na área social devem ser contínuos, investindo em projectos que possam traduzir-se numa mais valia para a população da Batalha e no aumento da sua qualidade de vida".


Top