Festas da Batalha: Música, Desporto e muita animação

Segunda, 31 De Julho De 2006

Festas da Batalha: Música, Desporto e muita animaçãoO Município da Batalha, em conjunto com a Associação Recreativa Batalhense e o Rancho Folclórico Rosas do Lena, organizam, de 12 a 15 de Agosto, a 58ª edição das Festas do Concelho que prometem, uma vez mais, voltar a atrair a atenção do público para o Concelho.
Do vasto programa elaborado, o primeiro dia dos Festejos reserva, a partir das 21h30, a edição número 21 da Gala Internacional de Folclore.
Estão presentes nesta grande festa etnográfica os seguintes grupos: Rancho Folclórico Rosas do Lena, Grupo de Folclore da Ponta do Sol, da Ilha da Madeira, Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo de Neiva, do Minho, Grupo de Folclore de Bosiljak, da Croácia, Grupo Folclórico e Etnográfico de São Pedro de Paus, de Resende, Grupo Típico "O Cancioneiro de Águeda", Grupo "El Olivo", de Espanha e o Grupo de Músicas e Bailados da Comunidade Hindu.
Refira-se que às 18h30, os agrupamentos participantes na Gala Internacional de Folclore serão recebidos na Sala de Sessões do Município.
A primeira noite dos festejos encerra com a Discoteca Móvel, iniciando-se às 0h00, no Pavilhão Multiusos da Vila da Batalha, numa organização da Associação Recreativa Batalhense.
No dia seguinte, a partir das 10h00, as ruas da Vila serão animadas pelo grupo de Bombos "Zés Pereiras", oriundos de Lousada. Às 15h30, têm início no recinto das festas os Jogos tradicionais e às 21h00, actua o Rancho Folclórico "Bosiljak "da Croácia. O serão será preenchido com um magnífico concerto pela "Filarmónica Gil", um dos grupos revelação da música nacional do ano passado, que granjeou enorme sucesso e que conta com a presença dos músicos João Gil (ex Trovante) e Rui Costa (ex Silence 4).
Dia 14 de Agosto, Dia do Município da Batalha, decorrem às 11h00, em São Jorge, Concelho de Porto de Mós, as Cerimónias Militares prosseguindo, às 12h20 uma alocução em homenagem a D. João I, na Capela do Fundador do Mosteiro da Batalha proferida por António Leite da Costa, da Sociedade Histórica da Independência de Portugal.
O programa continua às 15h00, na Galeria de Exposições Mouzinho de Albuquerque, com a Inauguração da exposição "Fósseis Invertebrados do Mesozóico Português".
Às 15h45, decorre o lançamento do Livro "Apontamentos para a História da Batalha" da autoria de José Travaços Santos, na Sala de Sessões do Município. Após este acto, proceder-se-á a uma visita ao ECOPARQUE SENSORIAL da Pia do URSO, na Freguesia de São Mamede, o primeiro parque para invisuais do nosso país, a inaugurar brevemente.
Às18h30, decorre no Pavilhão Multiusos mais Encontro Anual de Emigrantes da Batalha.
A noite reserva um dos concertos mais esperados, com os nortenhos "Clã" e a voz singular de Manuela Azevedo.
No último dia de festejos, 15 de Agosto, feriado nacional, decorre às 10h00 mais uma Prova de Atletismo "Mestre de Aviz", decorrendo em simultâneo animação pelas rua da Vila do Grupo de Bombos de Santa Maria de Sousela. Ainda na parte da manhã, tem ligar o I Torneio de Petanca da Batalha, na zona desportiva da Vila.
A finalizar a noite, João Portugal, apresenta nas Festas da Batalha o seu mais recente projecto musical.
Refira-se que as Festas da Batalha contam com o apoio na componente da divulgação da Rádio Batalha e da Sistema4.