Mais de 30 Bonsais em exposição na Batalha

Terça, 17 De Abril De 2007

Mais de 30 Bonsais em exposição na BatalhaNo próximo fim-de-semana, a Galeria de Exposições Mouzinho de Albuquerque, na Vila da Batalha, recebe uma exposição inédita naquele espaço, composta por mais de 30 bonsais.
A iniciativa, da Câmara da Batalha e do Grupo Bonsai de Leiria, pretende dar a conhecer ao público esta interessante arte que assenta na réplica artística de uma árvore natural em miniatura, como obra de arte produzida pelo Homem através de cuidados especializados.
A exposição conterá alguns exemplares premiados em diversos concursos, sendo possível observar áceres, oliveiras, zélcovas e pinheiros chineses.
Em paralelo, os interessados poderão tomar contacto com algumas das técnicas especializadas nesta arte, desde o corte, à rega, passando pela fertilização.
A exposição de Bonsais na Batalha poderá ser visitada no Sábado das 14h00 às 23h00 e no Domingo, dia 22 de Abril, das 14h00 às 19h00, sendo a entrada gratuita.

Sobre a arte Bonsai
Há quem pense que o bonsai teve a sua origem no Japão; mas na verdade foram os chineses os primeiros a cultivar árvores e arbustos em vasos de cerâmica. Há provas de que, já em 200 d.C. os chineses cultivavam plantas envasadas como prática habitual da sua actividade de jardinagem. O bonsai é um hobby fascinante. No Ocidente desenvolveu-se bastante nos últimos 20 anos e hoje estas pequenas árvores estão espalhadas por todo o mundo. O crescente interesse pelo bonsai é partilhado com a crescente atenção dada às artes orientais nos últimos anos. Para o não iniciado, o bonsai pode estar mergulhado em mistério, mas isso já não se passa com uma pessoa que tenha já algum conhecimento do assunto, é uma extensão lógica da vulgar jardinagem, aplicada a árvores e arbustos em vasos. Porém, para se ser bem sucedido não basta ser bom horticultor; são também necessárias algumas aptidões artísticas. Um bonsai é muito mais do que uma árvore envasada, é uma obra de arte.

Top