Música, desporto e animação marcam a presente edição das Festas Batalha

Segunda, 06 De Agosto De 2007

Música, desporto e animação marcam a presente edição das Festas BatalhaMais animação e um programa abrangente e diversificado. Com início no fim-de-semana de 4 a 5 de Agosto, as Festas da Batalha prometem, para a presente edição do evento, um conjunto de propostas válidas no domínio do desporto e da cultura.
Assim, nos dias 4 e 5 de Agosto, Sábado e Domingo, respectivamente, o Pavilhão Gimnodesportivo da Batalha acolhe o I Torneio Internacional Sénior de Andebol, com as presenças confirmadas das equipas principais do Sporting, do ABC de Braga, Octavio Pilotes Posada, equipa oriunda de Vigo, Espanha e do BAC- Batalha, que assume conjuntamente com a Autarquia da Batalha esta organização desportiva.
Na semana seguinte, a 10 de Agosto, Sexta-Feira, na Praça Mouzinho de Albuquerque, com início às 21h30, terá lugar uma animação musical com as participações dos grupos Cancioneiro da Região da Magueixa e Semibreves, este último oriundo de Pombal. Às 0h00 inicia-se a Discoteca Móvel no Pavilhão Multiusos, organizada pela Associação Recreativa Batalhense.
No dia seguinte, as ruas da Vila recebem o Grupo de Zés Pereiras da Ordem (Lousada) e às 18h30, os grupos que participarão na XXII Gala Internacional de Folclore da Batalha serão recebidos na Sala de Sessões da Autarquia. Refira-se que nesta edição do evento, organizado pelo Rancho Folclórico Rosas do Lena, participarão o Grupo de Danças e Cantares de Santiago de Bougado, Trofa - Douro, o Grupo de Folclore "STANITSA", de Ekaterinburg, Montes Urais - Rússia, o Grupo Regional de Danças e Cantares do Mondego, Fala - Beira Litoral, a Companhia de Danças Folclóricas "Guenda Nabani"- México, o Grupo de Danças Folclóricas "SIKHARULI", Tiblisi - Geórgia e o Rancho Folclórico Rosas do Lena, Batalha, Alta Estremadura. A terminar a noite, o Pavilhão Multiusos acolhe mais uma edição da Discoteca Móvel.
Domingo, dia 12 de Agosto, decorrem no recinto dos Festejos Jogos tradicionais e a noite reserva-nos as propostas musicais Mundo Cão e Cool Hipnoise.
Igualmente a não perder é o serão de 13 de Agosto, Segunda-Feira, que apresenta no palco Plástica e o regresso à Batalha de Jorge Palma, com um novo trabalho discográfico.
As comemorações oficiais do dia 14 de Agosto, dia do Município da Batalha, têm início às 10h30 no Mosteiro de Santa Maria da Vitória, com a realização de uma celebração eucarística, seguida de alocuções em homenagem a D. João I, na Capela do Fundador, procedendo-se depois à deposição de uma coroa de flores pelas entidades convidadas e população. Às 15h30, no Auditório Municipal, as cerimónias prosseguem com o lançamento da obra "Charneca do Algar d`Água - História duma Guerra Intestina no Concelho da Batalha (1882 - 1940)", da autoria de MAPONE, que contará com a apresentação do Professor Doutor J. Candeias da Silva.
Às 16h30 inicia-se uma Conferência/Debate alusiva ao tema "Mosteiro Maravilha de Portugal - O que fazer com ele?", com as participações de Elísio Summavielle, Presidente do IGESPAR, António Lucas, Presidente da Câmara da Batalha, Miguel Sousinha, Presidente da Região de Turismo Leiria/Fátima, Júlio Órfão, Director do Mosteiro da Batalha e Alexandre Patrício Gouveia, Presidente da Fundação Batalha de Aljubarrota, numa organização do Jornal da Batalha.
O Encontro Anual de Emigrantes da Batalha, a realizar no Pavilhão Multiusos, terá início às 18h30, reservando o serão os concertos de Fat Freedy e Ritual Tejo.
No dia seguinte, 15 de Agosto, o Desporto volta a estar presente nas Festas da Batalha com a realização, às 9h20, de mais um Grande Prémio de Atletismo Mestre de Aviz (que volta a contemplar provas infantis e séniores). A tarde será preenchida com jogos tradicionais e às 22h00 actuam no palco os grupos OIOAI e Ala dos Namorados. Pelas 0h00, terá lugar mais um espectáculo de fogo de artifício.
A presente edição das Festas da Batalha, acolherá ainda no recinto diversos espaços que servirão petiscos e refeições típicas, ligadas à gastronomia tradicional desta região.
Referência ainda para a exposição "Caricaturas de Mário Soares", patente ao longo de todo o mês de Agosto na Galeria de Exposições Mouzinho de Albuquerque.
Aponte-se que a organização das Festas da Batalha é da responsabilidade do Município local, do Rancho Folclórico Rosas do Lena e da Associação Recreativa Batalhense, a que se junta o apoio da
AMLEI - Área Metropolitana de Leiria, Batalha Andebol Clube, UDB - Associação Desportiva da Batalha, ADAL - Associação Distrital de Atletismo da Batalha, Sociedade Recreativa Relvense, Associação Recreativa Amarense e Centro Recreativo da Rebolaria.