Pintura, Escultura e lançamento de publicações marcaram Dia do Município

Quarta, 17 De Agosto De 2005

Pintura, Escultura e lançamento de publicações marcaram Dia do MunicípioA 14 de Agosto, dia do Município, a Autarquia levou a cabo diversas manifestações culturais, da pintura à escultura, passando pelo lançamento de publicações.
"40 Bíblias", assim se chamou a exposição inaugurada no edifício do Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, reuniu alguns exemplares antigos e em diferentes idiomas da "Sagrada Escritura". Destaque-se ainda a abertura do Scriptorium, no qual todos os interessados puderam participar no projecto "A Bíblia Manuscrita", reescrevendo pela sua própria mão textos bíblicos.
Na Galeria Mouzinho de Albuquerque, foi inaugurada a mostra "EmigrArte" que engloba trabalhos de pintura e escultura de António Pereira, Benjamim Marques, Fernando Belo, Inácio Valério e Manuel Jorge Pereira. Com esta iniciativa, pretende-se dar a conhecer a faceta artística destes nossos conterrâneos com grande projecção alcançada em Portugal e no Estrangeiro. Estará patente neste espaço de 14 de Agosto a 3 de Setembro, podendo ser visitada diariamente das 14h30 às 17h30.
A partir das 16h30, o programa das comemorações oficiais do Dia do Município decorreu no Auditório Municipal, local onde foram apresentadas duas publicações: "História, Cultura e Tradições das Alcanadas (uma aldeia do Concelho da Batalha") e "A Batalha vista pela Casa Alvão".
A primeira obra, da autoria de José Baptista de Matos, ex-emigrante em França durante 40 anos e actual Conselheiro das Comunidades Portuguesas daquele país, retratando de uma forma muito pessoal, o lugar onde habita, Alcanadas.
"A Batalha vista pela Casa Alvão", por seu turno, pretende assumir-se como um livro "fotográfico", reunindo 100 imagens da Batalha antiga das décadas de 30, 40 e 50 do Século XX, efectuadas por uma das melhores, se não a melhor casa desta especialidade existente então, a Casa Alvão, do Porto. Nas espectaculares imagens reproduzidas, podem observar-se diversos aspectos da realidade da Batalha da altura, nomeadamente o Mosteiro e a sua zona envolvente, as paisagens naturais do entre outros.
Ambos os livros podem ser adquiridos na Município da Batalha, em horário de expediente normal.