Reconstituição do Mercado do Século XIX já no próximo Domingo

Quarta, 15 De Setembro De 2004

Reconstituição do Mercado do Século XIX já no próximo DomingoA Vila da Batalha acolhe no próximo dia 19 de Setembro, Domingo, das 15h00 às 18h00, na Praça Mouzinho de Albuquerque, mais uma edição do Mercado do Século XIX, numa iniciativa que volta a contar com a presença de seis Ranchos Folclóricos - do Concelho da Batalha e três desta região, reunindo um total de 250 participantes.
Este ano, a organização do evento lança o convite ao público para que participem no evento, trazendo, para o efeito, uma peça de vestuário alusiva ao Século XIX.
O evento, que nos últimos anos tem acolhido grande adesão do público, tem como principal objectivo facultar aos visitantes uma verdadeira lição de história em que é possível tomar contacto com a realidade mercantil de outros tempos, num ambiente de completa animação.
Dos produtos em exposição - e que podem ser adquiridos pelos visitantes - destaque para o pão cozido em forno de lenha, vinho do pipo, animais vivos, frutas e hortaliças, enchidos, entre outras iguarias.
Presentes no evento estarão os seguintes grupos de Folclore:
Rancho Folclórico da Barreira,
Rancho Folclórico Lavadeiras do Vale do Lena (Golpilheira) - Batalha;
Rancho Folclórico do Penedo (Quinta do Sobrado) - Batalha;
Rancho Folclórico Rosas do Lena (Rebolaria) - Batalha;
Rancho Folclórico As Pinhoeiras (A-do-Barbas) - Maceira
Rancho Folclórico "Roda Viva" (Telheiro) - Maceira
Organizado pela Câmara Municipal da Batalha, o Mercado do Século XIX pretende manter vivas e partilhar com o público as tradições da cultura popular e dos produtos comercializados no mercado regional da Batalha no Século XIX.
Através das danças e de outras manifestações populares representadas, como por exemplo a recriação do "Jogo do Pau" pelo Rancho Folclórico Rosas do Lena, este evento proporciona a todos quanto se deslocam à Vila da Batalha uma verdadeira viagem ao passado.