88% dos Batalhenses estão satisfeitos com o Concelho onde vivem

Segunda, 25 De Maio De 2015

88% dos Batalhenses estão satisfeitos com o Concelho onde vivem e dizem-se otimistas em relação ao futuro
Numa sondagem realizada pelo IPOM - Instituto de Pesquisa de Opinião e Mercado para a Câmara Municipal da Batalha, numa amostra de 499 entrevistas para um nível de confiança de 95,5%, revela que uma larga maioria dos batalhenses estão satisfeitos (68,35%) ou muito satisfeitos (20%) com o concelho onde vivem. No mesmo estudo, os entrevistados manifestam um forte otimismo em relação ao futuro da Batalha (77,1% estão otimistas ou muito otimistas, contra apenas 1,8% de referências muito pessimistas e 14% de pessimistas).
Este estudo, efetuado através do método de entrevista telefónica no período compreendido entre 15 a 18 de maio, para além de procurar saber como é que os eleitores se sentem em relação ao futuro do concelho, teve ainda como objetivo identificar quais os projetos municipais que os eleitores consideram mais importantes para o desenvolvimento do concelho e ainda conhecer a avaliação pelos eleitores do resultado geral da discussão pública do novo PDM – Plano Diretor Municipal.
Os Batalhenses priorizam como projetos prioritários para o desenvolvimento concelhio, respetivamente, o apoio à terceira idade (33,5%) a Educação (24,2%), seguindo-se a instalação da Loja do Cidadão na Batalha (13,8%) e a melhoria do estado das ruas (9,0%).
Relativamente às expetativas sobre o resultado da discussão pública e implementação do novo Plano Diretor Municipal, os resultados revelam que a maioria dos entrevistados tem dúvidas (cerca de 70% não respondeu ou não conhece) sobre o documento que em termos de ordenamento determina a classificação e qualificação do solo, articulando-se com as orientações dos instrumentos de gestão territorial nacional e regional.
Quanto às áreas de intervenção que devem constar no futuro PDM, já responderam mais de 74% dos consultados, atribuindo primazia às áreas da Educação (17,8%), Turismo (16,4%), Agricultura (15%) e demais atividades económicas (10,4%). A Cultura foi referenciada por 8,2% dos batalhenses e igual valor para a prioridade de reabilitação urbana. O Ambiente continua como uma área de aposta para o futuro para cerca de 7% da amostra consultada.
A sondagem realizada pelo Instituto de Pesquisa de Opinião também avaliou o reforço de competências da Câmara Municipal das áreas da Educação e Formação, matéria recentemente decidida pelos órgãos municipais, registando que 85,6% dos batalhenses consideram importante ou muito importante um maior envolvimento da Autarquia no ensino e formação dos jovens.
Para Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal, “estudo confirma as nossas expectativas de que o Concelho da Batalha é um território com futuro e um local de referência ao nível da qualidade de vida dos cidadãos”. “Este trabalho também reforça o sentido das opções estratégicas que o Município tem em desenvolvimento, designadamente em áreas como a Educação, o Apoio aos idosos, o desenvolvimento das atividades económicas ou a promoção do emprego jovem”, acrescenta o autarca.
Sobre o reforço de competências da Autarquia ao nível da gestão educativa do Concelho, o edil recorda que este “é um projeto de parceria com o Agrupamento Escolas da Batalha, implementado com o objetivo de melhorar as condições de ensino e reforçar a qualidade das aprendizagens dos nossos jovens”.
Paulo Santos reconhece ainda que “o projeto de revisão do PDM da Batalha é um processo excessivamente técnico e ainda não compreendido pela generalidade dos Batalhenses, pelo que a Câmara irá ponderar a criação de uma Comissão Consultiva do PDM, que integre técnicos e personalidades locais, no sentido de assegurar um maior envolvimento dos cidadãos nas decisões sobre o ordenamento do território”.

Consulte no seguinte link, o Estudo e a respetiva Ficha Técnica, nos termos da legislação em vigor

www.municipio-batalha.pt/CMBATALHA_ESTUDO_OPINIAO.pdf