Alunos da Batalha assinalam Dia da Árvore no cinema

Terça, 21 De Março De 2017

O Auditório Municipal da Batalha recebe ao longo do dia de hoje diversas sessões de cinema dirigidas aos alunos do 1º CEB, no âmbito do lançamento de uma campanha de sensibilização ambiental, em parceria com a SUMA.

Através da exibição do filme “A Tradição ainda pode ser o que era”, pretende-se junto dos alunos desmistificar alguns dos procedimentos relacionados com a reutilização de materiais e o combate ao desperdício.

Apostando numa mensagem pedagógica que foca a sua ação ao nível dos comportamentos ancestrais das populações, a iniciativa pretende reposicionar algumas tradições que, devido à mudança de paradigmas de consumo e de entretenimento, foram esquecidas ou relegadas para segundo plano.

A redução dos consumos na origem, a reutilização de materiais ou a valorização da mudança de função e utilidade de alguns produtos são alguns dos conteúdos exibidos no filme.

Registe-se que em complemento a esta iniciativa, ao longo do dia de hoje serão plantadas árvores nos diversos estabelecimentos de ensino concelhios, de forma a assinalar o Dia da Árvore que se assinala a 21 de março.

Sobre esta iniciativa, Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara da Batalha valoriza “o seu papel pedagógico e o trabalho em estreita articulação no domínio da sensibilização ambiental que vem sendo realizado pela Autarquia e pela Suma”.

O Autarca, destaca ainda a recém inaugurada estação pedagógica Toca do Urso, na Aldeia da Pia do Urso, “que se tem revestido de grande sucesso junto dos visitantes do Ecoparque e que conjuga diversas vertentes de aprendizagem como a sensorial, a motora e a cognitiva”.