Aprovado novo programa municipal de gestão de resíduos de construção e demolição para 2020

Quarta, 18 De Dezembro De 2019

O Município da Batalha vai implementar um programa de gestão de resíduos de construção e demolição (RCD) com o objetivo de reduzir as descargas ilegais deste tipo de resíduos e promover a interação dos diversos agentes ao longo da cadeia associada aos RCD, de forma a incrementar uma organização da cadeia de valor mais sustentável, em linha com os princípios da economia circular.

Um programa ambiental a iniciar no próximo ano de 2020 e com um investimento inicial de cerca de 20 mil euros, a que acrescem novos recursos municipais afetos a este objetivo de prevenção ambiental e diminuição da pegada de carbono, sendo uma medida enquadrada pelas áreas-chave da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020 (ENEA2020).

Recorde-se que sector da construção civil é responsável por uma parte muito significativa dos resíduos gerados em Portugal, situação comum à generalidade dos demais Estados membros da União Europeia em que se estima uma produção anual global de 100 milhões de toneladas de resíduos de construção e demolição (RCD).

Para além das quantidades muito significativas que lhe estão associadas, sabe-se que o fluxo de resíduos apresenta outros riscos que dificultam a sua gestão e controlo, pelo que se exige das entidades uma ação mais próxima dos produtores de RCD.
“Queremos contribuir para a minimização dos prejuízos ambientais decorrentes da gestão dos resíduos de obras de construção, sendo determinados na fiscalização e parceiros na recolha e recondução destes materiais a aterro legalizado”, sublinhou o Presidente da Câmara, Paulo Batista Santos.

Top