Assembleia Municipal expressa apoio unânime à candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027

Terça, 03 De Julho De 2018

A Assembleia Municipal da Batalha, realizada no passado dia 27 de junho, declarou por unanimidade, apoio à candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura em 2027. A moção aprovada pelos deputados, expressa total apoio e empenho no sucesso da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura “pela inequívoca dimensão regional deste projeto que, a concretizar-se, representará uma enorme mais-valia para cultura, criatividade e promoção das indústrias criativas de toda a região de Leiria e Oeste”.

Recorde-se que em fevereiro de 2016, a Câmara Municipal da Batalha expressou formalmente ao Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, o apoio a esta candidatura, por considerá-la da maior importância para toda a região.

A moção, apresentada pelos deputados do PSD, enfatiza que se justifica, face à candidatura encetada, que o apoio de um Município detentor de património da Humanidade, como o Mosteiro da Batalha e de um Museu distinguido com o prémio Kenneth Hudson do Fórum Europeu dos Museus, poderá constituir uma mais-valia para a candidatura de Leiria.

O documento subscrito e aprovado por todas as bancadas, refere que nos últimos tempos “têm surgido candidaturas alternativas na região Centro, bem como de opiniões de responsáveis regionais que suscitam a dúvida sobre as potencialidades e o interesse estratégico para toda a região de Leiria da candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027”. Para os deputados batalhenses, “é fundamental garantir o apoio a esta candidatura regional e reafirmar que o Município da Batalha coloca o seu empenho em ser um parceiro fundamental na candidatura Leiria Capital Europeia da Cultura 2027”.

Fotografia: Direitos reservados